Fotos © CIMAA/NCV |
Durante a reunião foi divulgado que é de 95% a taxa de execução do Pacto para o Desenvolvimento e que a CIMAA é neste momento a comunidade intermunicipal com maior investimento per capita em todo o país, resultante de candidaturas feitas pelo setor público e privado através do PRR.
No âmbito da preparação para o próximo quadro de investimento, foi debatida em sede deste Conselho Intermunicipal a recente reunião que a CIMAA teve com a CCDR Alentejo tendo em vista o desenho de um plano de ação para o PO Regional 2030, no qual as comunidades intermunicipais gozarão de maior autonomia de definição estratégica.
A este propósito o Presidente Hugo Hilário apelou ao estreitamento da colaboração e relação entre todos os municípios, “não apenas na definição das estratégias e prioridades para os seus próprios territórios – sem comprometer o bem geral – mas sobretudo na definição de projetos e eixos estruturantes que poderão beneficiar todo o território de igual modo”.
Execução de 95% do Pacto para o Desenvolvimento
Num período de transição entre os programas de investimento provenientes do Portugal 2020, para o Portugal 2030, a CIMAA apresenta nesta altura uma taxa de execução de cerca de 95% do seu Pacto para o Desenvolvimento. O Presidente Hugo Hilário aproveitou ainda a reunião para referir que a CIMAA é por esta altura a comunidade intermunicipal com maior investimento per capita em todo o país, resultante de candidaturas feitas pelo setor público e privado através do PRR.
Plano Intermunicipal Para a Igualdade e Não Discriminação
Na reunião, a CIMAA apresentou ainda aos autarcas do Alto Alentejo o seu Plano Intermunicipal Para a Igualdade e Não Discriminação (PIMIND) para os anos 2023-2026, que tem como propósito a criação de medidas concretas para tornar o território mais igualitário e menos discriminatório.
Com esse propósito a CIMAA pretende, a nível interno, entre outras medidas, dinamizar uma equipa para a igualdade na vida local, integrar a perspetiva de género na avaliação de desempenho de dirigentes da Administração Local, incluir princípios de igualdade de género nos procedimentos relacionados com a gestão de recursos humanos; promover a conciliação de responsabilidades pessoais, familiares e profissionais de todos os seus colaboradores. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário