Foto © NCV (arquivo) |
Clicar na imagem para ampliar. |
Esta despesa está devidamente cabimentada na rúbrica orçamental e nas G.O.P. projeto 2020/34 – Centro de Interpretação Garcia d’Orta – Museografia e Museologia – Aquisição de Conteúdos”.
O despacho de António Pita (ver AQUI) António Pita assenta no relatório final elaborado pelo júri do procedimento por consulta prévia, nos termos do Código dos Contratos Públicos, e também aprovou a respetiva minuta do contrato.
Garcia d’Orta e a Herança Judaica Portuguesa
O procedimento foi iniciado em 23 de Fevereiro passado (ver AQUI o despacho divulgado apenas esta semana) no âmbito da candidatura “PRD2020-10216-067149 – Valorização e Promoção da Herança Judaica Portuguesa: Garcia de Orta Um Homem do Renascimento”.
Participaram neste procedimento mais duas empresas convidadas: a António José Costa Rodrigues, Lda, com sede no Casal da Mira (Amadora) e A. S. Pinheiro, Lda, com sede também em Póvoa de Santo Adrião como acontece com a fornecedora escolhida.
O júri designado pelo Presidente da Câmara Municipal teve como presidente a Técnica Superior Patrícia Alexandra Carvalho Ferreira Martins, igualmente nomeada como gestora do contrato, sendo José Fernando Alegria Dias, Dirigente Intermédio de 3º Grau – Serviços de Projetos e Obras Municipais, o 1º vogal efetivo, e Luís Pedro Nogueira da Silva Cruz, Chefe da Divisão de Planeamento e Projetos, como 2º vogal efetivo.
Como suplentes integraram o júri José Manuel Maroco Branco Ramiro de Carvalho, Dirigente Intermédio de 2º Grau, Serviços Financeiros, como 1º vogal suplente, e António Maria Fiéis Marmelo, Coordenador Técnico, como 2º vogal suplente.
Em preparação desde 2016
Recorda-se que o edifício das antigas termas tem vindo desde 2016 a ser alvo de intervenções de reabilitação e adaptação para receber o chamado Centro de Interpretação Garcia d’Orta (ver notícias AQUI), cuja concretização está em vias de se consumar pelo menos desde 2019, em paralelo com a vizinha “Casa da Inquisição” que ficou recentemente instalada no palacete da Rua Nova conhecido como Casa do Morgado.
Os trabalhos começaram com um financiamento de 400 mil euros por parte das EEA GrantsEm Junho de 2018 já ali foi mesmo descerrada uma lápide evocativa dos 450 anos da morte de Garcia d'Orta.
“Laboratório - Botica de Garcia d’Orta”
Este projeto para as antigas instalações das Termas de Castelo de Vide na Fonte da Vila inclui a instalação de um “Laboratório – Botica de Garcia de Orta” num dos edifícios daquele complexo que foram reabilitados pela Câmara Municipal.
O Presidente da Autarquia, António Pita, considera desde sempre este futuro Centro de Interpretação Garcia d'Orta, lado a lado com a Casa da Cidadania Salgueiro Maia e a referida Casa da Inquisição como “projetos estruturantes em curso com impacto na requalificação, valorização e diversificação da oferta turística”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário