24 de abril de 2023

Múltiplas atividades assinalam 49º aniversário do 25 de Abril em Castelo de Vide e Póvoa e Meadas

Clicar na imagem para ampliar o cartaz-programa.
A celebração do 49º aniversário do 25 de Abril em Castelo de Vide segue o padrão habitual nos últimos anos, embora com alguns novos elementos adicionados que permitem preencher todo o dia com atividades diversas, as mais institucionais de manhã e as de pendor mais social da parte da tarde.
Recorda-se que a Casa da Cidadania Salgueiro Maia estará aberta ao público neste feriado nacional do 25 de Abril.
O dia começa com a cerimónia do hastear das bandeiras pelas 9 horas junto ao edifício dos Paços do Concelho, no Lajeado, com a participação da Banda União Artística, da Fanfarra dos Bombeiros de Castelo de Vide e ainda, segundo reza o programa, de um “grupo de alunos do programa Erasmus oriundos da Finlândia, Alemanha e Grécia integrados no Agrupamento de Escolas de Portalegre”.
Como habitualmente, segue-se a mesma cerimónia em Póvoa e Meadas frente ao edifício da Junta de Freguesia com a participação da Banda da Sociedade Recreativa e Musical e da Fanfarra dos Bombeiros de Castelo de Vide, culminando com a intervenção de António Simão, presidente da Junta de Freguesia local.
Cerimónia no Parque 15 de Abril
Depois, pelas 11:15 horas, será hasteada a bandeira nacional evocando Salgueiro Maia no Parque 25 de Abril junto ao busto do capitão de Abril “com toques de clarim da GNR” e participação da Fanfarra dos Bombeiros. Esta cerimónia inclui a deposição de uma coroa de flores junto ao busto pelos alunos distinguidos com o Prémio António Frazoa Quintans 2021-2022 e a habitual intervenção do Presidente da Assembleia Municipal, André Barrigas.
Distinções honoríficas, Caminhada da Liberdade e “Convívio 25 de Abril”
Pelas 12 horas no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira tem lugar uma segunda sessão de entrega de distinções honoríficas atribuídas em 2023 a quem não pode estar presente na cerimónia de dia 10 de Abril e aos funcionários municipal galardoados este ano.
A jornada evocativa da Revolução dos Cravos termina com a “Caminhada da Liberdade” promovida pelas 16 horas pela Sociedade Recreativa 1º de Dezembro (ver notícia AQUI) e com “Convívio da Liberdade” (“Convívio 25 de Abril” no programa) a partir das 17 horas no Centro Municipal de Cultura integrado no âmbito do programa social Maiores em Afetos (ver notícia AQUI). © NCV

Sem comentários: