Assinala-se hoje em todo o Mundo o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, criado em 1993 - há 30 anos - pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
A data celebra o direito de todos os profissionais da comunicação social de investigar e publicar informações de forma livre.
Nesta data o NCV aproveita para republicar e relembrar o seu estatuto editorial pelo qual se tem orientado nos seus quase 30 anos completos de existência que se completam em Abril de 2024.
Documento claro e transparente que tem ajudado a direção, redação e colaboradores a manter o projeto do Grupo de Amigos de Castelo de Vide incólume às inúmeras tentativas – na maior parte das vezes indiretas e encapotadas – de pressão e condicionamento por parte de diversas forças que gostariam de controlar os meios de comunicação cuja conduta independente consideram afetar os seus múltiplos interesses.
Por isso esta luta pela liberdade de imprensa é constante, porque mesmo nos regimes democráticos essa censura, as pressões e as tentativas de condicionamento podem aparecer - e aparecem sistematicamente! - sob variadas formas e de sectores bem distintos.
Não podemos também esquecer que esta data foi ainda criada para alertar sobre as impunidades cometidas contra centenas de jornalistas que um pouco por todo o Mundo são torturados ou assassinados como consequência de perseguições por informações apuradas e publicadas por esses profissionais. © NCV
Estatuto editorial do “Notícias de Castelo de Vide”
“O Notícias de Castelo de Vide é um órgão de comunicação social escrita, independente dos poderes político, económico e religioso. Pluralista e defensor dos interesses de Castelo de Vide e do contexto norte-alentejano em que o concelho se insere, adota a tolerância, o rigor e a isenção como lemas.
Propriedade do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, o Notícias de Castelo de Vide cumpre a missão de informar de e sobre Castelo de Vide, a que esta associação, desde o inicio da sua génese, atribuiu a maior prioridade e importância, até em termos estatutários.
Editorialmente, orienta-se pelo primado da informação sobre a opinião, da notícia sobre o artigo ou o comentário, que terão espaços próprios e a importância relativa que, em cada caso, se mostre mais adequada.
Posiciona-se como meio da imprensa local, na aceção de que dá cobertura privilegiada aos acontecimentos, realidades e problemas marcadamente locais.
O Notícias de Castelo de Vide compromete-se a respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética, profissional, de modo a não prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando a informação”.
Sem comentários:
Enviar um comentário