Fotos © DR/NCV |
Fotos © DR/NCV |
“Este grande Centro religioso e cultural tem uma extraordinária e valiosa biblioteca dedicada à cultura judaica com livros raros, alguns editados mesmo no início da impressão, ou seja, com mais de 500 anos, como é o caso de uma antiquíssima edição do Pentateuco (primeira publicação em Portugal no ano de 1487), editado em hebraico pelo algarvio Gabriel Gacon de origem judaica, entre outras publicações do século XVI e seguintes”.
Para o autarca, “portanto, estar na presença destes livros seculares foi uma experiência impressionante e certamente inesquecível”.
E “simbolicamente, foi entregue à biblioteca da Casa Chabad um exemplar da recente publicação sobre o processo inquisitório da judia castelo-vidense Guiomar Mendes”, da autoria do Professor Jorge Martins, o mesmo acontecendo relativamente ao Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
Visita guiada a um “mikvah” moderno
António Pita agradeceu publicamente “ao casal Samuel e Laura Levi, benfeitores desta Casa, a oportunidade por ter este privilégio e pela visita guiada ao mikvah, abrindo portas para futuros contactos”.
Recorda-se que está em fase de estudo a recente descoberta de um tanque que poderá ser uma “mikvah” perto de um conjunto de silos no rés-do-chão do edifico municipal na Rua da Judiaria cujas obras estão suspensas para trabalhos arqueológicos. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário