Fotos © CIMAA/NCV |
O objetivo deste encontro, que decorreu nas instalações da CCDR Alentejo, em Évora, foi dar às comunidades intermunicipais de todo o Alentejo a oportunidade de apresentarem as suas intenções e eixos estratégicos para os planos de ação que estão a desenvolver, bem como os desafios que estão a enfrentar nesse processo.
Fixar populações, atrair investimento e melhorar qualidade de vida
Esta reunião, da qual importa destacar a disponibilidade da DG REGIO para encontrar e ouvir aqueles que definirão as políticas regionais do futuro, reveste-se de importância redobrada uma vez que os Programas Operacionais Regionais se caracterizarão por uma mudança de paradigma. As comunidades intermunicipais como a CIMAA passam a ter um papel central no desenho e operacionalização das estratégias de coesão para os territórios, aproveitando oportunidades para garantir maior fixação de população, um território mais atrativo para investimento e a melhoria da qualidade de vida das populações.
PO Alentejo 2020 com 100% de execução na área da CIMAA
“Com este desafio em mente, importa destacar o intenso trabalho que a CIMAA e os municípios têm feito para definir projetos estruturantes cujo benefício seja comum a todo Alto Alentejo e não apenas a uma ou outra região”, refere uma nota da CIMAA, entidade para a qual “também a CCDR Alentejo tem sido fundamental na mediação dos trabalhos que permitirão garantir os investimentos necessários à melhor execução do Alentejo 2030”.
“À entrada do PO Regional Alentejo 2030, foi o incansável trabalho da CIMAA e de todos os municípios que permitiu terminar o anterior ciclo (2020) na marca dos 100% de execução”, remata a nota da CIMAA sobre este encontro. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário