Juliane Banse (soprano) e Elena Bashkirova (piano) |
Clicar na imagem para ampliar. |
O recital de canto com a soprano Juliane Banse acompanhada ao piano por Elena Bashkirova que estava programado esta segunda-feira (16 horas) para o Centro de Arte e Cultura da Fundação Nossa Senhora da Esperança em Castelo de Vide foi transferido à última hora para a Igreja de São Tiago em Marvão (pelas 16:30 horas).
Mantém-se o programa: a soprano e a pianista vão executar na Igreja de Santiago a obra “Winterreise” (“Viagem de Inverno”) D 911 de Franz Schubert.
Com os bilhetes já esgotados para este espetáculo do FIMM, a Câmara Municipal de Marvão garantiu à organização do 9º Festival Internacional de Música de Marvão transporte para os titulares de entradas que não tenham sido avisados atempadamente e se apresentem à porta do Convento de São Francisco.
Contactado pelo NCV, Daniel Boto referiu que esta mudança se deve exclusivamente a razões de natureza logística ligados à presença de ambas as artistas em Marvão e à disponibilidade imediata de piano afinado na localidade. Este dirigente desmentiu também categoricamente ao NCV outras razões de natureza acústica ou estética referidas por outras fontes ligadas ao projeto.
Mantém-se parceria com a Fundação Nossa Senhora da Esperança
Por outro lado, foi-nos confirmado que a mudança também não tem a ver com a habitual e intensa parceria de trabalho entre a organização do FIMM e a Fundação Nossa Senhora da Esperança que disponibiliza o espaço da Igreja do Convento de São Francisco, com excelentes qualidades, para diversos ensaios de muitos concertos do Festival.
Inquirido expressamente sobre o assunto, Daniel Boto fez questão de referir que a Câmara Municipal de Castelo de Vide ainda não se pronunciou formalmente, confirmando ou negando, o seu habitual apoio financeiro à edição deste ano do Festival de Marvão orçado em dez mil euros. O programa impresso e mesmo o do concerto agora já transferido (ver AQUI) continuam a referir o apoio do Município de Castelo de Vide.
Por outro lado, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, não marcou presença na cerimónia e na gala de abertura do festival (ver AQUI as fotos em notícia separada) tendo disso dado conhecimento protocolar prévio à organização do FIMM, que espera a sua presença no próximo dia 30, no encerramento em que estará presente o Presidente da República e membros do corpo diplomático acreditado em Portugal.
Festival decorre até dia 30 de Julho
Recorda-se que a nona edição do FIMM contempla um programa extenso e variado, com a presença de vários coros e orquestras, nacionais e internacionais, muita música de câmara, concertos para crianças, ensaios abertos ao público, exposições de arte e instalações sonoras, visitas guiadas e outras atividades participativas, como aulas de desenho.
Sem comentários:
Enviar um comentário