5 de julho de 2023

CIMAA coorganizou formação em Sistemas de Informação Geográfica para técnicos do Alto Alentejo

Foto © CIMAA/NCV
Terminou no passado dia 30 de Junho, a segunda edição da ação de formação sobre Sistemas de Informação Geográfica (SIG) nas atribuições geográficas, destinada aos técnicos dos municípios do Alto Alentejo. Esta iniciativa, que decorreu no centro do IEFP de Portalegre, e que foi dada também nos dias 22, 23 e 29 de Junho, foi uma organização conjunta da CCDR Alentejo, a CIMAA e o IEFP, totalizando 25 horas de formação.
O objetivo da formação passou pelo reforço do aproveitamento das capacidades e funcionalidades da tecnologia dos SIG enquanto plataforma de suporte ao cumprimento das atribuições e competências das autarquias como o ordenamento do território, o licenciamento municipal, a monitorização ambiental, a atualização geográfica, entre outros.
Nessa linha, os técnicos dos municípios que constituem a CIMAA e que participaram nestas 25 horas de formação, receberam as ferramentas necessárias para:
>> Tratar dados georreferenciados a partir de aplicações comerciais e “open source”;
>> Reconhecer as origens de dados provenientes da Internet;
>> Pesquisar informação de carácter ambiental e de ordenamento do território para SIG: Recursos Hídricos, Reserva Ecológica Nacional, Conservação da Natureza, uso do solo, entre outros;
>> Reconhecer os múltiplos formatos e origens de dados e integrá-los, recorrendo a aplicações e funcionalidades de sistemas de informação geográfica.
>> Recolher e Importar dados com recurso ao Sistema de Posicionamento Global (GPS)
>> Digitalizar e indexar os respetivos dados a partir de imagens – fotografias aéreas, ortofotos ou satélite.
Produzir cartas temáticas em ambiente e ordenamento.
Paralelamente a esta aposta no trabalho de formação, a CIMAA disponibiliza também Serviços de Cartografia e SIG com o objetivo de produzir, armazenar e atualizar informação como a Cartografia Topográfica e Ortofotografia Homologadas a médias e grandes escalas (1:2.000 e 1:10.000), o Cadastro Geométrico da Propriedade Rústica, bem como a integração e exploração desta informação em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), assim como a prestação de apoio aos Municípios associados nas temáticas integradas nestes serviços. © NCV

Sem comentários: