De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, a Autarquia de Castelo de Vide vai “reforçar o protocolo de colaboração que sustenta o modelo de cogestão” do Parque Natural da Serra de São Mamede.
O autarca explica que recebeu na passada quarta-feira “a boa notícia do Fundo Ambiental, com quem reuni juntamente com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em que foi confirmado que estará para breve o Aditamento ao Protocolo de Colaboração Técnica e Financeira referente ao funcionamento do modelo de Cogestão do PNSSM”.
“Este Aditamento irá garantir que haja financiamento disponível (pelo menos mais 12 meses), para reforçar os €100 000 já confiados à Autarquia para exercer o regular funcionamento da estrutura técnica existente, que tem vindo a fazer um trabalho administrativo de planeamento prévio, mas essencial para brevemente começar a ter visibilidade prática nos 4 concelhos da Área Protegida”, adianta o também presidente da Comissão de Cogestão do PNSSM.
Plano de Gestão do PNSSM em breve em discussão pública
“Nesta reunião tive oportunidade de responder às questões colocadas no âmbito da avaliação do Modelo de Cogestão do nosso Parque, Modelo este, sublinhe-se, que foi o primeiro a ser implementado no país, sobressaindo positivamente as dinâmicas criadas de maior cooperação, diálogo e colaboração entre o ICNF, as Autarquias e as demais entidades Cogestoras (Quercus, IPP, ERTAR, Associação dos Agricultores de Portalegre e Associação Lugares da Serra), pese embora o facto do caminho a percorrer ainda ser longo”.
Outra informação “muito importante” é a de que “está para breve o período de discussão pública do Plano de Gestão do PNSSM, um documento que deverá merecer a atenção da população e das entidades, a que iremos dar o devido destaque”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário