21 de julho de 2023

Termina esta sexta-feira na FNSE o workshop sobre “recursos educativos para a tiflologia em museus”

Prossegue esta sexta-feira na Fundação Nossa Senhora da Esperança em Castelo de Vide o workshop sobre Recursos Educativos para a Tiflologia em Museus e outros Espaços Culturais na Ibero-América.
“Minicurso de Braille” de 6 e de 8 pontos
Em complemento a este workshop decorre também durante as duas tardes um “Minicurso de Braille de Seis Pontos e Informático (8 pontos) ministrado pelo professor Augusto Deodato Guerreiro.
Os trabalhos com a participação presencial e à distância de cerca de seis dezenas de pessoas, são coordenados por Augusto Deodato Guerreiro, Cristina Lara Corrêa, Maristela Simão e João Palmeiro, Presidente do Conselho de Administração da Fundação.
O público-alvo são os profissionais associados à acessibilidade; técnicos de museus e centros culturais, estudantes, investigadores e professores da área cultural e interessados de entidades correlatas.
Duas mesas redondas sobre recursos, inclusão e cidadania
A Mesa Redonda de hoje será dedicada aos temas “Sugestões/Acesso Cultura para a Equidade em Acessibilidade e Usabilidade nos Museus em Portugal para Pessoas Cegas e Normovisuais”, pela Diretora de Acesso Cultura Dra. Maria Vlachou, “Para uma Abordagem Integrada da Informação Tiflológica”, pelo Professor Doutor Armando Malheiro da Silva (Investigador e Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e ainda “Educação, Transformação Social num Caminho em Equidade”, pela Professora Doutora Zélia Torres (Investigadora e Professora Universitária).
Acessibilidade e inclusão em museus e espaços culturais
A Mesa Redonda desta quinta-feira tratou “As cidades Inclusivas e a Acessibilidade aos Espaços Culturais”, pelo Professor Doutor Domingos Rasteiro (Assessor Principal na Câmara Municipal de Almada e Investigador e Professor no Instituto Jean Piaget de Almada, a “Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional: Como se Construiu a Pedagogia dos Institutos para Alunos Cegos Ocidentais”, pela Professora Doutora Maria Romeiras Amado (Investigadora do Instituto de História Contemporânea de Portugal/UNL) e “Acessibilidade e Usabilidade na Utilização dos Hiperlinks em Equidade nos Museus”, pela Mestre Madalena Ribeiro (especialista em acessibilidades tiflotecnológicas/Mega Pontes). © NCV

Sem comentários: