13 de agosto de 2023

Castelo de Vide implementa programa para prover assistência a vítimas de paragem cardiorespiratória
- desfribilhadores em espaços licenciados pelo INEM

Desfribilhadores a colocar.
Clicar para ampliar.
Castelo de Vide está atualmente a implementar o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) que passa pela implementação de três dispositivos (mais um em fase posterior) em espaços municipais num processo de licenciamento pelo INEM.
Nesse sentido atualmente 5 funcionários do Município já possuem a certificação necessária para operar os respetivos equipamentos e outros 32 já manifestaram interesse em frequentar a ação de formação prevista para que também estes fiquem capacitados a utilizar os equipamentos.
Apreço de António Pita
“No preciso momento em que cumpre um ano em que vivi a experiência de ter sido vítima de doença cardíaca súbita, não posso deixar de manifestar o meu apreço por todos os funcionários que manifestaram a sua disponibilidade para se capacitarem em salvar vidas”, refere António Pita ao tornar público o ponto da situação da implementação deste programa no concelho.
Casa de Cidadania Salgueiro Maia, Zona Desportiva, Posto de Turismo e Barragem
As localizações estratégicas escolhidas para estes equipamentos são a Casa de Cidadania Salgueiro Maia, a Zona Desportiva e o Posto de Turismo e, segundo o Presidente da Câmara Municipal “pretende-se ainda investir na aquisição posterior de um quarto dispositivo para implementar na Barragem de Póvoa e Meadas”.
A Casa de Cidadania Salgueiro Maia foi escolhida “pelo facto de se tratar de uma zona histórica onde ocorrem milhares de visitantes por ano e o difícil acesso poder retardar os meios de socorro”, a Zona Desportiva” por se tratar de uma zona de enorme afluência de pessoas para a prática de vários desportos e outros eventos” e o Posto de Turismo “pela centralidade na vila”.
Na Freguesia de Póvoa e Meadas, onde neste momento já existe um desfribilhador no LAr da Terceira Idade, não está prevista nesta fase a instalação de qualquer outro equipamento.
Programa de Desfibrilhação Automática Externa
Um Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) consiste na instalação de DAE em espaços acessíveis ao público e na formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa.
“Implementar este programa é assumir um compromisso para salvar vidas. Aumenta a probabilidade de sobrevivência e salvaguarda a qualidade de vida das pessoas que possam sofrer uma paragem cardiorrespiratória”. © NCV

Sem comentários: