14 de agosto de 2023

Trancoso e Castelo de Vide vão assinalar os 35 anos de “uma geminação saudável que une boa gente”

Fotos © DR/NCV
Castelo de Vide e Trancoso vão assinalar os 35 anos de “uma geminação saudável que une boa gente” ainda este ano com “iniciativas que visam reforçar esta ponte fraterna entre o Alto Alentejo e a Beira Alta”, segundo adiantou António Pita na sequência de uma visita a Trancoso.
Foi enquanto membro da Comissão de Honra das Comemorações dos 750 anos da “Feira Franca Mais Antiga de Portugal” e das festas de São Bartolomeu em Trancoso, que o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, esteve presente na abertura deste evento que contou também com a visita oficial do Secretário de Estado Carlos Miguel.
As duas Vilas assinaram há 35 anos um protocolo de geminação, um compromisso político batizado pelo então Presidente da República Mário Soares em presidência aberta em 1988.
“O casamento de D. Dinis, os valores paisagísticos, a localização geográfica, a história e a cultura, estiveram na base do protocolo de geminação que une Castelo de Vide e Trancoso enquanto vilas irmãs: o primeiro do país entre municípios do continente” refere António Pita, para quem “este compromisso histórico tem sido alimentado ao longo dos anos com uma permanente cooperação institucional, com deslocações recíprocas e eventos partilhados que têm aprofundado as relações entre trancosenses e castelo-videnses”. © NCV

Sem comentários: