A CIMAA participou na passada quarta-feira no Fórum da Inclusão dos Territórios, que teve lugar no auditório da CCDR Alentejo, em Évora.
Num encontro que contou com a participação da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, o Secretário de Estado Educação, António Leite, e a Secretária de Estado do Desenvolvimento, Isabel Ferreira, o objetivo passou pela promoção de uma maior articulação e trabalho em rede entre os vários instrumentos de política pública, visando práticas territoriais integradas.
Num contexto de partilha de oportunidades de articulação estratégica e de financiamento, a CIMAA aproveitou a oportunidade para traçar um quadro geral da realidade do Alto Alentejo.
Os maiores desafios do território
As presentes foram apresentados alguns dos maiores desafios do território, como as desigualdades sociais, a quebra demográfica e as carências de acessibilidade conectividade, mas também as áreas de intervenção através das quais a CIMAA, em conjunto com todos os Municípios que a constituem e restantes “stakeholders” relevantes, tem trabalhado para aumentar a qualidade de vida no Alto Alentejo e para o desenvolvimento sustentável e igualitário do território.
Educação, saúde e área social
A título de exemplo, na área da educação foram referidas as cartas educativas atualizadas dos quinze municípios, bem como Plano Estratégico para o Desenvolvimento da Educação no Alto Alentejo, documentos fundamentais de concertação entre todos.
Na saúde, destacou-se o trabalho de grande proximidade entre a CIMAA e ULSNA, Segurança Social e CDOS, durante a pandemia Covid-19, tendo em vista uma análise constante das dificuldades do território e das melhores soluções para essas dificuldades.
Na área social também se tem trabalhado para o desenvolvimento de documentos de caráter municipal. É o caso dos Planos para a Igualdade e Não Discriminação em que a CIMAA e os municípios têm desenvolvido trabalho muito próximo com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, APAV e a Cruz Vermelha.
No final, entre todos os intervenientes, ficou a certeza de que o desenho de políticas públicas de forma integrada é um meio essencial para alcançar um território mais coeso, sublinha a nota divulgada pela CIMAA sobre este assunto. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário