Ministro da Educação, João Costa. |
A visita ministerial que tem vindo a ser tentada desde há mais de um ano, tinha como objetivo a “inauguração das obras de requalificação e modernização da Escola Básica Garcia de Orta” que assinala nesta data o início do ano letivo de 2023-2024 com dois eventos culturais (ver notícias separadas).
O Presidente da Câmara Municipal, António Pita, voltou lamentar a situação, e informou tratar-se de um segundo adiamento uma vez que a visita tinha estado prevista para o passado dia 13 de Setembro que não colheu o seu apoio por não fazer sentido inaugurar uma escola “fechada”, sem estar a funcionar em pleno.
António Pita: não deveriam prevalecer “os tempos de jogar à defesa”
O autarca sublinhou considerar “injusto” que o Ministro da Educação “defraude as expetativas” de Castelo de Vide e dos castelovidenses com o argumento da situação conjuntural, uma vez que se trataria certamente de “um dia de festa e não de um dia de protesto”. António Pita adiantou que, em seu entender, não deveriam prevalecer “os tempos de jogar à defesa”.
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide afirmou ainda estar a preparar o seguimento a dar a esta situação, depois de a avaliar com a diretora do Agrupamento de Escolas.
Uma vez que passou mais de uma ano e já está em curso o segundo ano letivo depois de as mesmas terem sido concluídas, o vereador João Diogo Carlos sugeriu mesmo que, neste contexto, fosse eventualmente feita localmente uma cerimónia simples de inauguração e se abandonasse a ideia de “inauguração oficial” mais tarde, remetendo-a a simples visita às instalações da Escola depois das profundas obras de remodelação a que foi sujeita. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário