23 de outubro de 2023

Câmara Municipal de Castelo de Vide vai adquirir ao artista Alexandre Farto (Vhils) um “Diorama Evocativo a Salgueiro Maia” para o Parque 25 de Abril

Clicar na imagem para ampliar.
Alexandre Farto, aka Vhils.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide prepara-se para adjudicar um “Diorama Evocativo a Salgueiro Maia” ao artista plástico português Alexandre Manuel Dias Farto (Vhils) a ser colocado no Parque 25 de Abril, em Castelo de Vide.
O despacho de António Pita que determinou a abertura de procedimento data de 9 de Outubro passado (ver AQUI), aprovou respetiva despesa relativa a um valor-base de 38.550 euros (mais IVA) e determinou que seja apenas consultada a empresa Silhuetas Difusas, Unipessoal, Lda, com sede na Amora (Seixal), “considerando que é a exclusiva representante do artista”.
Foi designdo gestor do contrato o Técnico Superior António José Margarido Manso.
50º aniversário do 25 de Abril e 80º aniversário do Capitão de Abril
O Presidente da Câmara Municipal considera que “a referida aquisição justifica-se na medida em que se pretende integrar a inauguração do diorama no âmbito das Comemorações Nacionais do 50º Aniversário do 25 de Abril de 1974 e do 80º Aniversário do Nascimento do Capitão de Abril, no próximo ano de 2024, contribuindo assim, por um lado, para a qualificação e atratividade do espaço público e por outro para a valorização contínua da memória de Salgueiro Maia”.
“Figura internacional da arte pública”
“A escolha de Alexandre Manuel Dias Farto, de seu nome artístico Vhils para execução da obra de arte evocativa a Salgueiro Maia, prende-se com o facto de ser considerado uma figura internacional da arte pública, sobretudo no graffiti e street art, sendo a sua imagem de marca os rostos esculpidos em paredes e muros”, continua António Pita no seu despacho, sublinhando também que “os seus trabalhos de serigrafia e outros estão disseminados pelas ruas e galerias em todos os Continentes e, também, nas cidades lusas do Porto e Aveiro, para além de capitais como Lisboa, Londres, Paris, Bogotá, e, ainda cidades como Medellín, Cali Nova Iorque, Los Angeles, Hong Kong e Toronto, tendo Castelo de Vide aqui oportunidade de integrar este roteiro”.
Diorama é apresentação artística tridimensional
Um diorama constitui um modo de apresentação artística tridimensional, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento. O termo "diorama" foi inventado por Louis Daguerre em 1822, para um tipo de display rotativo. A palavra significa literalmente "através daquilo, o que é visto", do grego di- "através" + orama "o que é visto, uma cena".
Ligação familiar ao concelho de Marvão
Alexandre Farto tem uma forte ligação sentimental ao concelho de Marvão, onde vivem alguns familiares seus, e é um dos melhores do mundo na sua profissão, com trabalhos de arte urbana, escultura e obras de intervenção nos E.U.A, Brasil, China, e em vários países europeus. Em Portugal, existem obras da sua autoria em diversas cidades, mas principalmente em Lisboa.
Descendente de marvanenses, nasceu em Lisboa em 1987 e viveu desde sempre no Seixal. Iniciou-se em pintura em 1998 com apenas onze anos quando pintava muros de ruas e comboios da margem sul do Tejo. Terminou os seus estudos em 2008 na University of the Arts em Londres. © NCV

Sem comentários: