Mostrar mensagens com a etiqueta Parque 25 de Abril. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Parque 25 de Abril. Mostrar todas as mensagens

25 de abril de 2026

Castelo de Vide tem ... o Parque 25 de Abril, onde a natureza, o lazer e a memória se encontram!

Fotos © CMCV/NCV
O Parque 25 de Abril é um espaço de encontro, convívio e bem-estar onde se pode desfrutar de momentos tranquilos ou de diversão.
Neste mês em que celebramos abril, recordamos os valores da liberdade e da democracia, também presentes neste espaço simbólico que homenageia um dos maiores nomes da nossa história: Salgueiro Maia, filho de Castelo de Vide.
No local, podem ser encontrados o Busto de Salgueiro Maia, de Santos Lopes; uma escultura do Capitão de Abril da autoria de Vhils; a Chaimite V200, modelo igual ao que Salgueiro Maia utilizou no 25 de abril de 1974; e uma exposição de fotografias de Alfredo Cunha, que eternizam momentos decisivos da Revolução, e de cravos feitos pelas mãos dos participantes da Academia Sénior de Castelo de Vide.
Castelo de Vide preserva a história e oferece qualidade de vida a quem cá vive e encanto a quem nos visita. 
Castelo de Vide é mesmo um Lugar na Memória! © CMCV/NCV

26 de março de 2026

Academia Sénior desfrutou de aula de aeróbica ao ar livre no novo Parque de Calistenia

Fotos © CMCV/NCV
Na última segunda-feira, a aula de "Aeróbica Sénior" deixou o Pavilhão Desportivo Municipal e rumou até ao Parque 25 de Abril para uma manhã diferente do habitual.
Esta aula integrada no âmbito da Academia Sénior, da responsabilidade do Coordenador de Desporto, Luís Miguel Macedo, teve lugar desta vez no novo Parque de Calistenia (ver notícia AQUI) e não faltou animação entre os participantes.
O equipamento do Parque de Calistenia é de utilização livre e acessível a todos e pretende ajudar na promoção de um estilo de vida ativo e saudável. © NCV

8 de março de 2026

Parque de Calistenia reforça equipamentos desportivos no Parque 25 de Abril em Castelo de Vide

Fotos © CMCV/NCV
O Parque 25 de Abril em Castelo de Vide conta agora com um novo Parque de Calistenia, anunciou a Câmara Municipal de Castelo de Vide, para quem “a instalação do equipamento representa mais um passo no reforço das infraestruturas desportivas do Concelho e na promoção de um estilo de vida ativo e saudável”.
O equipamento é de utilização livre e acessível a todos e permite a prática de exercícios utilizando o peso corporal para desenvolver força, resistência e mobilidade e permite combinar exercícios funcionais e movimentos dinâmicos, ideal para desenvolver a musculatura sem necessidade de pesos ou máquinas.
O Parque de Calistenia vem complementar a oferta existente e criar novas oportunidades para a prática de atividade física ao ar livre, incentivando sobretudo os mais jovens a adotarem hábitos saudáveis, adianta ainda a nota municipal sobre o novo equipamento. © NCV

18 de setembro de 2025

Câmara Municipal organiza festa “Bye Bye Summer” esta sexta-feira (22 horas) no Parque 25 de Abril

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide anunciou na reunião do Executivo Municipal de quarta-feira a organização da festa “Bye Bye Summer” esta sexta-feira (22 horas) no Parque 25 de Abri.
Sob o mote “Vamos dizer adeus ao Verão 2025” como refere o cartaz junto divulgado durante a tarde e porque “o Verão está a chegar ao fim” (...) “o Município de Castelo de Vide convida a comunidade a despedir-se em grande festa!“.
Assim, a partir das 22 horas, o Parque 25 de Abril vai ser palco de uma “noite especial” ao som dos grandes êxitos dos anos 80, 90 e 2000, com “animação garantida” a cargo do Dj Paulino Coelho (Rádio Renascença). A entrada é livre.
Segundo promete a proposta municipal, será “uma viagem musical inesquecível, cheia de energia, ritmo e boa disposição, numa oportunidade de celebrar a despedida da estação mais quente do ano!”. © NCV

30 de maio de 2025

Adjudicados “equipamentos bio saudáveis” para o Parque 25 de Abril no valor de 10 695,95 euros (+ IVA)

Clicar na imagem para ampliar.
Por despacho do passado dia 26 de Maio (ver documento AQUI) o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide determinou adjudicar por ajuste direto à empresa Saneabi - Saneamentos e Águas da Beira Interior SA, com sede em Castelo Branco, uma “Aquisição de Equipamentos Bio Saudáveis para o Parque 25 de Abril” em Castelo de Vide, pelo valor de 10 695,95 euros (mais IVA). António Pita mais determinou também aprovar a respetiva minuta do contrato. © NCV

4 de julho de 2024

Fotorreportagem:
Vanda Furtado leu às crianças do concelho o seu livro sobre Salgueiro Maia no Parque 25 de Abril

Fotos © CMCV/NCV
Fotos © CMCV/NCV
A escritora Vanda Furtado voltou a Castelo de Vide na passada segunda-feira dia 1 de Julho para fazer a leitura do seu livro infantil “Salgueiro Maia o Herói de Abril“ a crianças do concelho.
Na sequência do enorme interessen e do sucesso que a obra tem grangeado, fo evento teve lugar no Parque 25 de Abril considerado pelo Presidente da Cãmara Municipal, António Pita como um “espaço verde onde adultos e crianças evocam um nosso símbolo nacional Salgueiro Maia, que nos faz sentir tão orgulhosos” e “onde se semeia a liberdade e se cultiva a esperança”. © NCV

30 de abril de 2024

António Pita:
“Castelo de Vide homenageou Salgueiro Maia e viveu Abril com dignidade e em ambiente festivo”

Fotos © A. Manso/CMCV/NCV

Fotos © A. Manso/CMCV/NCV
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, António Pita, “Castelo de Vide homenageou Salgueiro Maia e viveu Abril com dignidade e em ambiente festivo” na passada quinta-feira dia 25 de Abril.
Depois das habituais comemorações oficiais (ver notícia AQUI), decorreu uma “bonita tarde no Parque 25 de Abril (...) com uma grande participação de pessoas em ambiente fraterno e boa disposição”.
“Confraternização, literatura infantil, escultura e música”
“Depois dos atos formais do hastear das bandeiras junto ao busto do capitão de Abril, foi tempo para momentos mais descontraídos de confraternização, literatura infantil, escultura e música”.
Cumpriu-se assim o programa que incluía uma degustação de produtos tradicionais franceses por cortesia da Comitiva Europa “The Power of Youth”, seguida da apresentação do livro “Salgueiro Maia – O Herói do 25 de Abril” de Vanda Furtado Marques (ver notícia AQUI), da inauguração do diorama Salgueiro Maia da autoria do artista Vhils (ver AQUI) e das esculturas do Roteiro “Borders in Europe” do Simpósio Internacional realizado em Castelo de Vide (ver notícia AQUI) e da iluminação do lettering “Obrigado Salgueiro Maia” (ver notícia AQUI) com o concerto pelo grupo Fora de Tempo (ver AQUI). © NCV
Fotos © A. Manso/CMCV/NCV

27 de abril de 2024

Escultura de Vhils inaugurada no Parque 25 de Abril evoca a figurade Salgueiro Maia a partir de foto de Alfredo Cunha

 

Fotos © A. Manso/NCV
Castelo de Vide inaugurou na passada quinta-feira dia 25 de Abril um diorama do artista Vihls (aka Alexandre Farto) que evoca a figura de Fernando Salgueiro Maia a partir de uma fotografia bem conhecida da autoria de Alfredo Cunha. O momento ficou assinalado com a intervenção simultânea do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita e da vereadora Cecília Oliveira.
A escultura, com 2,5 metros por 2,5 metros, foi adquirida ao artista pela Câmara Municipal ao artista (ver notícia AQUI) e ficou colocada junto ao busto do capitão de Abril que ali existe e junto da Chaimite e do lettering “Obrigado Salgueiro Maia” que também mereceu honras de inauguração.
“Confesso um orgulho enorme por Castelo de Vide poder participar neste 50° aniversário do 25 de Abril com uma escultura de VHILS instalada no Parque 25 de Abril, porquanto VHILS é um artista de renome mundial que passa a deixar a sua assinatura num registo absolutamente extraordinário que marcará ao mais alto nível artístico a memória desta data na nossa terra”, refere a este propósito António Pita.
António Pita: “sentimos que Castelo de Vide cumpriu!”
Segundo o autarca, “de facto, nos últimos anos, Castelo de Vide muito tem feito para responder às responsabilidades que advêm do facto de de ser terra natal de Salgueiro Maia, materializando praticamente o essencial que havia a fazer, com dignidade e elevação, em prol desta figura incontornável da história contemporânea portuguesa”.
“Aqui chegados, sentimos que Castelo de Vide cumpriu! Afirmou-se como um local de culto, de devoção, de memória, carregando a responsabilidade mas exultando o privilégio e a honra de construir referências incontornáveis na abordagem do capitão e herói de Abril”, prossegue o Presidente da Câmara Municipal.
“Hoje, Portugal celebra os 50 anos de Abril com ações e programas efémeros e circunstanciais à medida das exigências que a celebração exige; contudo, Castelo de Vide conseguiu materializar um conjunto de projetos culturais e artísticos que se irão perpetuar e reafirmar a nossa vila como destino incontornável para abordagens constantes e de simbolismo permanente!”. © NCV

Fotos © A. Manso/NCV

25 de abril de 2024

Concerto dos "Fora de Tempo" no Parque 25 de Abril inaugura diorama de Vhils e iluminação de "lettering"

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

O Grupo Fora de Tempo dá um concerto intitulado "50 anos de Abril" esta noite pelas 21 horas no Parque 25 de Abril em Castelo de Vide.
Para além de assinalar a data o concerto acompanha a inauguração do diorama "Salgueiro Maia: Pai da Liberdade e da Democracia" da autoria do artyista Vhils (ver notícia AQUI) e também da iluminação do lettering "Obrigado Salgueiro Maia" adquirida pela Câmara Municipal para aquele local (ver notícia AQUI). © NCV

18 de abril de 2024

Parque 25 de Abril: testada iluminação da frase “Obrigado Salgueiro Maia” a inaugurar a 25 de Abril

Fotos © DR/NCV
Já foi testada a iluminação da frase “Obrigado Salgueiro Maia” a inaugurar no Parque 25 de Abril na noite do dia em que se comemora a revolução de 1974, segundo foi divulgado pelo Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita. 
A inauguração desta melhoria vai decorrer em paralelo com o diorama "Salgueiro Maia: Pai da Liberdade e da Democracia" da autoria do artista Vhils (ver notícia AQUI).
Aos dois eventos junta-se pelas 21 horas um concerto "50 anos de Abril" pelo Grupo Fora de Tempo (ver notícia AQUI). © NCV

15 de abril de 2024

Concerto dos "Fora de Tempo" inaugura diorama de Vhils e iluminação de "lettering" no dia 25 de Abril

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O Grupo Fora de Tempo dá um concerto "50 anos de Abril" no próximo dia 25 de Abril pelas 21 horas no Parque 25 de Abril em Castelo de Vide.
Para além de assinalar a data o concerto acompanha a inauguração do diorama "Salgueiro Maia: Pai da Liberdade e da Democracia" da autoria do artyista Vhils (ver notícia AQUI) e também da iluminação do lettering "Obrigado Salgueiro Maia" adquirida pela Câmara Municipal para aquele local (ver notícia AQUI). © NCV

5 de março de 2024

Câmara Municipal vai iluminar o lettering “Obrigado Salgueiro Maia” existente no Parque 25 de Abril

Natércia Maia junto ao lettering a iluminar. Foto © O Digital/NCV
Clicar na imagem para ampliar.
Por despacho do passado dia 20 de Fevereiro (ver documento AQUI) o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, adjudicou à empresa LTX – Iluminação Técnica, S.A., com sede em Alfragide, o fornecimento de luminárias para iluminação do lettering “Obrigado Salgueiro Maia” existente no Parque 25 de Abril.
A adjudicação foi efetuada por ajuste direto à única empresa empresa convidada e por um valor idêntico ao estipulado como valor-base do procedimento (8 514,03 euros mais IVA).
Iluminação decorativa do Parque 25 de Abril
Esta despesa também já estava aprovada e devidamente cabimentada na rubrica orçamental 01.02/07.03.03.04 e nas G.O.P. projeto 2023/28 – “Parque 25 de Abril – Iluminação Decorativa” (ver despacho inicial AQUI).
António Pita designou para gestor do contrato o Chefe da Divisão Técnica de Obras e Urbanismo, Clisante Jorge Pinheiro Gasalho, e determinou a dispensa de nomeação de júri considerando a verificação dos requisitos de que a lei o faz depender. © NCV

30 de janeiro de 2024

António Pita adjudicou “Diorama Evocativo a Salgueiro Maia” ao artista Vhils
- para ser colocado no Parque 25 de Abril

Clicar na imagem para ampliar.
António Pita, na sua qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, determinou por despacho de 23 de Janeiro passado (ver AQUI) adjudicar à empresa Silhuetas Difusas, Unipessoal Lda, com sede na Amora, como representante do artista Alexandre Manuel Dias Farto (aka Vhils) a “Conceção e Aquisição de Uma Obra de Arte - Diorama Evocativo a Salgueiro Maia”, pelo valor de 38.550 euros.
50º Aniversário do 25 de Abril e 80º do Capitão de Abril
O referido diorama destina-se a ser colocado no Parque 25 de Abril em Castelo de Vide e a sua aquisição “justifica-se na medida em que se pretende integrar inauguração do diorama no âmbito das Comemorações Nacionais do 50º Aniversário do 25 de Abril de 1974 e do 80º Aniversário do Nascimento do Capitão de Abril, no ano de 2024, contribuindo assim, por um lado, para a qualificação e atratividade do espaço público e por outro para a valorização contínua da memória de Salgueiro Maia”, refere o autarca num segundo despacho de abertura de procedimento datado de 5 de Janeiro passado (ver AQUI) que certamente por razões orçamentais substitui e reconfirma o anterior de 9 de Outubro (ver AQUI) que era substancialmente idêntico.
A escolha de Alexandre Farto (aka Vhils)
Alexandre Farto (aka Vhils)
“A escolha de Alexandre Manuel Dias Farto, de seu nome artístico Vhils para  vvexecução da obra de arte evocativa a Salgueiro Maia, prende-se com o facto de ser considerado uma figura internacional da arte pública, sobretudo no graffiti e street art, sendo a sua imagem de marca os rostos esculpidos em paredes e muros. Os seus trabalhos de serigrafia e outros estão disseminados pelas ruas e galerias em todos os Continentes e, também, nas cidades lusas do Porto e Aveiro, para além de capitais como Lisboa, Londres, Paris, Bogotá, e, ainda cidades como Medellín, Cali Nova Iorque, Los Angeles, Hong Kong e Toronto, tendo Castelo de Vide aqui oportunidade de integrar este roteiro”, sublinha ainda o Presidente da Câmara Municipal.
Foi designado para gestor do contrato o técnico superior António José Margarido Manso e a despesa autorizada está devidamente cabimentada na rubrica orçamental - 01.02/07.03.03.05 e nas G.O.P. projeto 2024/37 – “Manutenção e Beneficiação de Parques e Jardins”.
Diorama é apresentação artística tridimensional
Um diorama constitui um modo de apresentação artística tridimensional, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento. O termo "diorama" foi inventado por Louis Daguerre em 1822, para um tipo de display rotativo. A palavra significa literalmente "através daquilo, o que é visto", do grego di- "através" + orama "o que é visto, uma cena".
Ligação familiar ao concelho de Marvão
Alexandre Farto tem uma forte ligação sentimental ao concelho de Marvão, onde vivem alguns familiares seus, e é um dos melhores do mundo na sua profissão, com trabalhos de arte urbana, escultura e obras de intervenção nos E.U.A, Brasil, China, e em vários países europeus. Em Portugal, existem obras da sua autoria em diversas cidades, mas principalmente em Lisboa.
Descendente de marvanenses, nasceu em Lisboa em 1987 e viveu desde sempre no Seixal. Iniciou-se em pintura em 1998 com apenas onze anos quando pintava muros de ruas e comboios da margem sul do Tejo. Terminou os seus estudos em 2008 na University of the Arts em Londres. © NCV

23 de outubro de 2023

Câmara Municipal de Castelo de Vide vai adquirir ao artista Alexandre Farto (Vhils) um “Diorama Evocativo a Salgueiro Maia” para o Parque 25 de Abril

Clicar na imagem para ampliar.
Alexandre Farto, aka Vhils.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide prepara-se para adjudicar um “Diorama Evocativo a Salgueiro Maia” ao artista plástico português Alexandre Manuel Dias Farto (Vhils) a ser colocado no Parque 25 de Abril, em Castelo de Vide.
O despacho de António Pita que determinou a abertura de procedimento data de 9 de Outubro passado (ver AQUI), aprovou respetiva despesa relativa a um valor-base de 38.550 euros (mais IVA) e determinou que seja apenas consultada a empresa Silhuetas Difusas, Unipessoal, Lda, com sede na Amora (Seixal), “considerando que é a exclusiva representante do artista”.
Foi designdo gestor do contrato o Técnico Superior António José Margarido Manso.
50º aniversário do 25 de Abril e 80º aniversário do Capitão de Abril
O Presidente da Câmara Municipal considera que “a referida aquisição justifica-se na medida em que se pretende integrar a inauguração do diorama no âmbito das Comemorações Nacionais do 50º Aniversário do 25 de Abril de 1974 e do 80º Aniversário do Nascimento do Capitão de Abril, no próximo ano de 2024, contribuindo assim, por um lado, para a qualificação e atratividade do espaço público e por outro para a valorização contínua da memória de Salgueiro Maia”.
“Figura internacional da arte pública”
“A escolha de Alexandre Manuel Dias Farto, de seu nome artístico Vhils para execução da obra de arte evocativa a Salgueiro Maia, prende-se com o facto de ser considerado uma figura internacional da arte pública, sobretudo no graffiti e street art, sendo a sua imagem de marca os rostos esculpidos em paredes e muros”, continua António Pita no seu despacho, sublinhando também que “os seus trabalhos de serigrafia e outros estão disseminados pelas ruas e galerias em todos os Continentes e, também, nas cidades lusas do Porto e Aveiro, para além de capitais como Lisboa, Londres, Paris, Bogotá, e, ainda cidades como Medellín, Cali Nova Iorque, Los Angeles, Hong Kong e Toronto, tendo Castelo de Vide aqui oportunidade de integrar este roteiro”.
Diorama é apresentação artística tridimensional
Um diorama constitui um modo de apresentação artística tridimensional, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento. O termo "diorama" foi inventado por Louis Daguerre em 1822, para um tipo de display rotativo. A palavra significa literalmente "através daquilo, o que é visto", do grego di- "através" + orama "o que é visto, uma cena".
Ligação familiar ao concelho de Marvão
Alexandre Farto tem uma forte ligação sentimental ao concelho de Marvão, onde vivem alguns familiares seus, e é um dos melhores do mundo na sua profissão, com trabalhos de arte urbana, escultura e obras de intervenção nos E.U.A, Brasil, China, e em vários países europeus. Em Portugal, existem obras da sua autoria em diversas cidades, mas principalmente em Lisboa.
Descendente de marvanenses, nasceu em Lisboa em 1987 e viveu desde sempre no Seixal. Iniciou-se em pintura em 1998 com apenas onze anos quando pintava muros de ruas e comboios da margem sul do Tejo. Terminou os seus estudos em 2008 na University of the Arts em Londres. © NCV

25 de julho de 2022

Escultor Jorgen Sorensen foi evocado este sábado no Jardim Garcia d'Orta e Parque 25 de Abril

Foto © D.R./NCV
No Jardim Garcia de Orta, teve lugar no passado sábado ao final da tarde “um momento emotivo de evocação” ao escultor dinamarquês Jorgen Sorensen, considerado por António Pita “um nome incontornável na escultura contemporânea”.
A tertúlia de recordação “juntou vários amigos que o recordaram com intervenções, música e muito entusiasmo pela ideia de parte da sua obra poder ficar entre nós”.
Esta evocação foi seguida por um momento de jazz, swing, latin e blues com os “Black Sheep” no final da tarde de sábado no Parque 25 Abril junto à escultura que Jorgen Sorensen legou a Castelo de Vide.
Parte do acervo pode ficar em Castelo de Vide
Segundo o autarca, “falou-se do passado, do presente e do futuro, da paixão que Sorensen tinha pelo nosso território, da sua relação com a Singranova onde foi criada, no mandato do presidente Joaquim Canário, a grande escultura “Fonte Pedra do Alentejo” localizada no Parque 25 de Abril, e, muito especialmente, da vontade da família deixar parte do acervo a Castelo de Vide”.
Possibilidade comunicada ao Ministro da Cultura
“Se Castelo de Vide reunir condições para passar a fazer parte de um roteiro europeu da obra de Sorensen constituirá não só um enorme privilégio, mas também um enriquecimento cultural extraordinário para a oferta turística internacional”, adiantou o Presidente da Câmara Municipal, que explicou também que “esta possibilidade foi ontem comunicada diretamente ao Sr. Ministro da Cultura que, em visita à Casa da Cidadania Salgueiro Maia, recebeu das mãos da viúva Eli Benveniste a oferta de vários catálogos e a vontade expressa da família do escultor para que Portugal possa vir a ser beneficiado com esta oferta” (ver foto). © NCV
Foto © D.R./NCV

2 de maio de 2022

Fotorreportagem: grupo “Fora de tempo” animou o Parque 25 de Abril no final da tarde deste sábado

Fotos © D.R./NCV
Fotos © D.R./NCV
O grupo musical “Fora de tempo” animou o Parque 25 de Abril no final da tarde deste sábado, num "concerto evocativo ao 1º de Maio e encontro de jovens".
Para a vereadora Helena Esteves, o Parque 25 de Abril esteve “com um ambiente muito simpático e descontraído”, ao som de músicas dos “Fora de tempo”.
Os “Fora de Tempo” incluem a guitarra e a voz de Eduardo Ribeiro, com Bruno Azeitona no baixo, Jorge Gargaté ao piano e Floriano Roxo na bateria. © NCV

29 de abril de 2022

Concerto dos “Fora de tempo” evoca o 1º de Maio este sábado (18 horas) no Parque 25 de Abril

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O grupo musical “Fora de Tempo” atua no próximo sábado dia 30 no Parque 25 de Abril pelas 18 horas,marcando a véspera do 1º de Maio.
Os “Fora de Tempo” incluem a guitarra e a voz de Eduardo Ribeiro, com Bruno Azeitona no baixo, Jorge Gargaté ao piano e Floriano Roxo na bateria.
“Jorge Palma, Zeca Afonso, Sérgio Godinho, GNR, Rádio Macau, entre outros e entre vários originais, são as sonoridades que a Autarquia propõe para o fim de tarde do próximo sábado”, refere uma nota nas redes sociais sobre o evento de António Pita, Presidente da Câmara Municipal.
“Na atmosfera verde e agradável deste espaço verde de Castelo de Vide vamos todos poder ouvir as interpretações de Eduardo Ribeiro num momento em que se pretende evocar o 1 de Maio com música e Juventude” conclui a apresentação do autarca. © NCV

19 de novembro de 2021

“Pedra do Alentejo” no Parque 25 de Abril: escultor Jorgen Haugen Sorensen faleceu ontem em Pietrasanta (Itália)

Jorgen Haugen Sorensen

Com 87 anos de idade faleceu ontem de manhã na cidade italiana de Pietrasanta (província de Lucca, região da Toscana), onde se radicou desde 1971, o escultor dinamarquês Jorgen Haugen Sorensen, bem conhecido e muito amigo de Castelo de Vide e dos castelovidenses.
Segundo fonte familiar as suas cinzas vão ser trazidas para Portugal e para o Norte Alentejano na próxima Primavera, como era seu desejo, porque “mentalmente estava muito mais em Portugal do que em qualquer outro lugar”.

Escultura “Pedra do Alentejo” no Parque 25 de Abril

Fruto da sua longa e muito estreita relação com o granito português, deslocava-se frequentemente ao Norte do Alto Alentejo onde fazia grandes estadias. E em Abril de 2001 ofereceu mesmo a Castelo de Vide a escultura pública “Pedra do Alentejo” que se encontra desde então no Parque 25 de Abril. Trata-se de uma fonte com cerca de vinte toneladas em blocos de pedra de granito oferecidos à Câmara Municipal de Castelo de Vide pela empresa "Granitos de Maceira" que então funcionava em Alpalhão.
Com uma função principalmente decorativa, a água brota da parte superior, escorrendo pelo granito até à sua base, sendo depois novamente canalizada para o topo, repetindo-se o processo.
Jorgen Haugen Sorensen
Nasceu em Copenhaga em 3 de Outubro de 1934 e desde os 19 anos viveu e trabalhou em várias metrópoles europeias, como Paris, Verona e Barcelona. Em 1971 ele se mudou para Pietrasanta na Toscana, Itália, que serviu como sua principal residência desde então.
Ao longo de toda a sua carreira artística, ele focou de forma consistente e independente a sua atenção na condição humana na sociedade. Desde sua estreia em 1953, e sem qualquer formação ou escolaridade formal mudou sem esforço entre materiais e modos de expressão dentro da esfera escultural, e dominou cada uma dessas transformações com permanente sucesso.
Envolvimento com o granito durante mais de 25 anos
Numa linha contínua de abstração, Jorgen Haugen Sørensen envolveu-se com o granito português durante mais de 25 anos, e criou algumas das suas esculturas públicas mais significativas e monumentais para cidades e paisagens de toda a Europa e dos EUA, antes de no final dos anos 90 regressar a um esculturas mais diretas em argila e, nos últimos anos, expressivas esculturas concretizadas em bronze e previamente modeladas em argila. © NCV

11 de julho de 2021

Festival da Água e do Tempo: “A Chaimite na Revolução-Momentos” no Parque 25 de Abril

Fotos © CMCV/NCV
Foto © CMCV/NCV
Uma das primeiras cinco instalações do Festival da Água e do Tempo – Clepsidra deste ano já se encontra patente ao público no Parque 25 de Abril.
Intitulada “A Chaimite na Revolução-Momentos” é uma instalação da Biblioteca Municipal Laranjo Coelho, com a participação de elementos da Academia Sénior, a partir da coleção fotográfica do jornalista Alfredo Cunha, autor de grande reportagem fotográfica no 25 de Abril de 1974.
Uma outra exposição do mesmo fotógrafo também adquirida pela Câmara Municipal pode ser contemplada no Castelo, no edifício do paiol junto à Casa da Cidadania Salgueiro Maia.
Outras instalações estão já colocadas nomeadamente no lago do Jardim Gonçalo Eanes, no Montorinho e no chamado Arco Novo dos Paços do Concelho.
Pandemia implica “formato diferente” para Clepsidra
Segundo esclareceu o Presidente da Câmara Municipal ao NCV, o Festival da Água e do Tempo terá este ano “um formato diferente do habitual, ajustado aos tempos de pandemia que ainda vivemos. Será dinâmico e progressivo ao longo do mês de Julho e ficará exposto durante o mês de Agosto”.
São algumas das 20 instalações que irão estar patentes em vários pontos da vila até final de Agosto. © NCV