4 de outubro de 2023

Exposição sobre José Carrilho Videira assinala o 5 de Outubro no Museu Municipal de Marvão

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Marvão dão início a essas efemérides com outra comemoração, na qual o Dia da Liberdade encontra as suas raízes, a Implantação da República.
Na próxima quinta-feira, 5 de Outubro, pelas 10:30, o Museu Municipal de Marvão inaugura uma pequena exposição temporária alusiva à Implantação da República e, simultaneamente, recorda o republicano federalista José Carrilho Videira (1845-1905), natural de Marvão, através de uma nota biográfica, excertos do seu ideário e com alguns objetos que lhe pertenceram ou consigo estiveram relacionados.
Filho de mãe castelovidense
José Carrilho Videira nasceu na Rua do Castelo, na Freguesia de Santa Maria de Marvão, a 6 de Novembro de 1845. Era filho de João Carvalho Videira (Santo António das Areias) e de Teresa de Jesus (Castelo de Vide), e faleceu a 25 de Agosto de 1905 em Santo António das Areias, em cujo cemitério se guardam os seus restos mortais.
A exposição decorre já no âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a que a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Marvão dão assim início neste dia da Implantação da República em que o próprio Dia da Liberdade encontra as suas raízes. © NCV

Sem comentários: