30 de outubro de 2023

Padre João Maria Antunes Lourenço vai substituir o Cónego Tarcísio Alves em Castelo de Vide e Póvoa e Meadas

Padre João Maria Antunes Lourenço
O padre João Maria Antunes Lourenço vai substituir, por motivos de idade e de saúde, o Cónego Tarcísio Alves à frente das Paróquias de Castelo e Vide e Póvoa e Meadas a pedido do Bispo D. Antonino Dias.
Esta será uma das nomeações da próxima movimentação pastoral na Diocese de Portalegre e Castelo Branco que estará para ser divulgada muito em breve pelo bispo diocesano.
A tomada de posse tem lugar habitualmente algumas semanas a seguir à data da nomeação formal por parte do Bispo diocesano.
O jornal “Alto Alentejo” que avançou a notícia este Domingo adianta que “há muito que se sabia que o Padre João Maria Lourenço (…) tinha anuído aceitar as Paróquias de Castelo de Vide e de Póvoa e Meadas.
Especialista em direito canónico com 32 anos de sacerdócio
Com quase 56 anos de idade (nasceu a 12 de Novembro de 1967 em Várzea dos Cavaleiros, na Sertã) e ordenado padre a 14 de Julho de 1991, em Castelo Branco (há 32 anos), o Padre João Maria Antunes Lourenço é especialista em direito canónico e desempenha atualmente diversas funções na Diocese: pároco de Ribeira de Nisa e São Lourenço, em Portalegre, Juiz do Tribunal Eclesiástico, Chanceler da Cúria Diocesana, Membro dos Conselhos Presbiteral e Pastoral, Capelão do Hospital Dr. José Maria Grande e ainda Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde.
Apenas quando for conhecido na sua integralidade o próximo “movimento pastoral”, que deverá estar iminente, se ficará a conhecer quais destas funções, para além das de pároco de Ribeira de Nisa e São Lourenço, o padre João Maria Lourenço eventualmente deixará de exercer quando se dedicar às Paróquias de Castelo de Vide e Póvoa e Meadas.
Bispo D. Antonino também aguarda substituição
Por outro lado, o jornal “Alto Alentejo” indicava ainda ontem que também “o Bispo Diocesano também está de saída, pois a resignação ocorre aos 75 anos de idade, todavia com o atraso e dificuldade na nomeação de bispos, é de admitir que D. Antonino possa ficar na administração da Diocese durante mais alguns anos, até ser substituído”. © NCV

Sem comentários: