18 de dezembro de 2023

50° aniversário do 25 de Abril: Castelo de Vide recebe Assembleia Intermunicipal da CIMAA de Abril 2024

Clicar na imagem para ampliar.
A Assembleia Intermunicipal de Abril 2024 terá lugar em Castelo de Vide e incluirá uma visita guiada à Casa de Cidadania Salgueiro Maia, segundo foi proposto e imediatamente aceite pelo Presidente da Assembleia da CIMAA, professor Albano Silva, durante a última reunião deste ano do Conselho Intermunicipal da Comunidade que teve lugar na passada quinta-feira dia 14 de Dezembro no Gavião.
Segundo revelou António Pita, Albano Silva sensibilizou os presidentes das Câmaras presentes para a pertinência de serem desenvolvidas algumas ações transversais no território no âmbito das comemorações do 50° aniversário do 25 de Abril.
Entre outras iniciativas estão a ser preparadas visitas de crianças de todo o distrito ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas e atividades de expressão artísticas dos alunos dos 2º e 3º ciclos sobre os valores de Abril em todas as escolas do distrito de Portalegre.
Descontos e passes nos transportes mantidos para 2024
Nesta reunião do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) em 2023 esteve em destaque a aprovação, para o ano de 2024, da manutenção dos descontos tarifários e tipologias de passe que vigoraram durante o presente ano 2023, garantindo assim a continuidade aos benefícios que têm vindo a ser aplicados desde o início da concessão de transportes.
Assim, em 2024 os utilizadores dos Transportes do Alto Alentejo continuarão a ter à sua disposição os descontos do Passe Social CIM com um custo máximo de até 30 euros ou um desconto de 50% até ao escalão 9-12 kms, inclusive. Paralelamente, manter-se-á em vigor o desconto de 100% no passe para pessoas com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, bem como o desconto de 100% no passe para antigos combatentes a partir do escalão de 32 kms.
De acordo com a CIMAA, esta aprovação é um passo fundamental para assegurar que o serviço de transporte do Alto Alentejo continua a cobrir todo o território, apresentando-se como alternativa viável ao transporte privado, mais sustentável em termos ambientais.
Implementação do Transporte Flexível no Alto Alentejo?
A necessidade de uma aposta continuada na melhoria dos serviços de transportes do Alto Alentejo ficou também patente na afirmação, entre os presentes, do desejo de levar a cabo um estudo para a implementação do Transporte Flexível no Alto Alentejo que permita identificar os territórios e circuitos onde este serviço pode representar uma mais-valia às populações garantindo de forma mais efetiva a cobertura total do território em termos de rede de transportes públicos.
A CIMAA assinala que, no período que corresponde à contratualização e entrada em atividade do Serviço de Transportes do Alto Alentejo, 2021 e 2022, foi das comunidades intermunicipais que registou maior aumento percentual de passageiros. © NCV
Fotos © CIMAA/NCV


Sem comentários: