3 de dezembro de 2023

Padre João Maria Lourenço assume esta tarde as Paróquias de Castelo de Vide e Póvoa e Meadas

Padre João Maria Antunes Lourenço. 
Foto © M.I. Correia/NCV
O padre João Maria Antunes Lourenço toma posse esta tarde como pároco das Paróquias de São João Batista, Santiago Maior, Santa Maria da Devesa e Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, e de S. Julião em Portalegre, substituindo o Cónego Tarcísio Alves que solicitou a sua dispensa ao Bispo D. Antonino Dias alegando razões de idade e saúde.
A cerimónia terá lugar durante a eucaristia dominical que, extraordinariamente, se realiza pelas 16 horas na Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa.
Recorda-se que está a ser organizado um almoço simultaneamente de agradecimento ao Cónego Tarcísio Alves – que exercia as suas funções desde Setembro de 2001 - e de boas-vindas ao Padre João Maria Lourenço no próximo dia 8 de Dezembro pelas 13 horas no novo Restaurante "Tempero & Arte", à Rua 5 de Outubro ou Rua dos Escudeiros, em Castelo de Vide.
Padre João Maria Lourenço à frente do Arciprestado de Portalegre
Com quase 56 anos de idade (nasceu a 12 de Novembro de 1967 em Várzea dos Cavaleiros, na Sertã) e ordenado padre a 14 de Julho de 1991, em Castelo Branco (há 32 anos), o Padre João Maria Antunes Lourenço é especialista em direito canónico.
O novo responsável das Paróquias de Castelo de Vide é apenas dispensado da Paróquia de S. Lourenço em Portalegre, e é também nomeado arcipreste do Arciprestado de Portalegre, “acumulando com os outros serviços que lhe estão atribuídos”: Juiz do Tribunal Eclesiástico, Chanceler da Cúria Diocesana, Membro dos Conselhos Presbiteral e Pastoral, Capelão do Hospital Dr. José Maria Grande e ainda Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde.
Cónego Tarcísio Alves continua a viver em Castelo de Vide
Cónego Tarcísio Alves.
F
oto © C. Azeitona/NCV
Em declarações ao NCV, Tarcísio Alves referiu que, em devido tempo, expôs a sua situação ao Bispo, nomeadamente a sua idade (no dia a 20 de Novembro completou 85 primaveras) e as limitações que apresenta em termos de locomoção. E, como tal, pediu dispensa e colocou à disposição as funções de Pároco nas paróquias que tinha a seu cargo.
Ao que sabemos, o cónego ainda Pároco de Castelo de Vide vai continuar a viver na Vila e já se disponibilizou para colaborar em tudo o que puder e que lhe seja solicitado pelo novo Pároco. © NCV

Sem comentários: