24 de janeiro de 2024

Alentejo 2030:
“investimento empresarial produtivo para uma transição justa” apoiado com dotação de 20 milhões de euros

Clicar na imagem para ampliar.
Está aberto, desde o passado dia 22 de Janeiro, o período de candidaturas ao Investimento Empresarial Produtivo para uma Transição Justa, cujas datas de encerramento têm quatro fases distintas, a primeira a 12 de Abril de 2024, a segunda a 31 de Julho de 2024, a terceira a 18 de Outubro de 2024 e a quarta a 16 de Dezembro do corrente ano.
A dotação disponível do fundo é de 20 milhões de euros a uma taxa máxima de cofinanciamento de 60% sendo o Programa financiador o Programa Regional do Alentejo 2021-2027 (Alentejo 2030).
O apoio ao Investimento Empresarial Produtivo para uma Transição Justa destina- se ao investimento empresarial em atividades inovadoras e qualificadas que contribuam para a progressão na cadeia de valor e, por outro lado, operações que conduzam à diversificação, modernização e reconversão económicas, com foco no reforço e expansão de novas indústrias e novos serviços tecnologicamente avançados, dirigidos à transição climática e energética.
Podem candidatar-se as micro, pequenas e médias empresas (PME), de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, com contabilidade organizada, que cumpram os requisitos de elegibilidade previstos no artigo 14º do Decreto-Lei n.o 20-A/2023, de 22 de março, que define o regime geral de aplicação do Portugal 2030 e respetivos Fundos, e nos artigos 6.o e 22.o do Regulamento Específico da Área Temática Inovação e Transição Digital (REITD).
A área abrangida pelo aviso é a NUTS III – Alentejo Litoral, que esteja no âmbito do disposto no Plano Territorial de Transição Justa - Alentejo Litoral (PTTJ) sendo elegíveis investimentos produtivos enquadráveis nos setores das Energias Renováveis (excluindo, projetos de investimento destinados à produção, armazenamento, transporte, distribuição e infraestruturas) e do Agroalimentar e do Turismo. © NCV

Sem comentários: