22 de fevereiro de 2024

“Planos Municipais de Ação Climática” discutidos em reunião pouco concorrida na CIMAA

Fotos © CIMAA/NCV
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) vai elaborar Planos Municipais de Ação Climática (PMAC) em coordenação com os Municípios que a constituem, de modo a torná-los mais resilientes às alterações climáticas. Foi nesse sentido que se realizou esta terça-feira, dia 20 de Fevereiro, uma primeira reunião de trabalho no auditório da CIMAA, palestrada por uma equipa da Sociedade Portuguesa de Inovação e com a presença de alguns (poucos) técnicos dos Municípios do Alto Alentejo.
O processo de criação dos PMAC estará dividido em quatro fases – ao longo de seis meses – com etapas e tarefas específicas, mas interdependentes, tais como: criação de um grupo de trabalho multidisciplinar (Fase 0), caraterização do território e identificação das medidas de mitigação e adaptação (Fase 1), impactes, monitorização e gestão dos planos municipais de ação climática (Fase 2) e, por fim, a versão final dos PMAC (Fase 3).
Os objetivos dos Planos Municipais de Ação Climática passam por aumentar a resiliência climática e diminuir a vulnerabilidade do território a fenómenos extremos, alcançar a neutralidade carbónica até 2050, identificar as medidas e ações de mitigação e adaptação que serão concretizadas e ainda a partilha de informação, fator importante para a formação de uma comunidade consciente e focada na temática das alterações climáticas. © NCV

Sem comentários: