Clicar na imagem para ampliar o cartaz-programa. |
Desde logo, a abertura terá como palco o Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino, com entrada livre para a atuação do percussionista e virtuoso da marimba, Pedro Carneiro. O arranque do JazzFest marca o compasso e proporciona uma oportunidade única para conhecer uma faceta menos comum deste talentoso músico português: a de improvisador, num diálogo perfeito com a marimba, tendo como pano de fundo o espaço mágico do Museu.
Já no CAEP, a noite inicial do JazzFest promete ser um dos momentos altos do festival: com dois "monstros sagrados" do piano, Pedro Burmester e Mário Laginha, em concerto numa sentida homenagem ao grande músico Bernardo Sassetti. O programa incluirá desde o tango de Piazzolla (uma bela memória da reação entusiástica do público de Buenos Aires) até o Scaramouche de Darius Milhaud, passando pela música de Laginha em formato clássico.
Os dois pianistas recordarão Bernardo Sassetti, cuja estrela brilhou intensamente na música portuguesa e se apagou cedo demais. Nove temas revelam um compositor refinado e singular, inquieto na busca de uma voz interior, que transparece em cada nota escrita com beleza e simplicidade desarmantes.
Tal como o ano passado, a aKadémia Jazz junta-se à festa, abrindo as portas do espaço "Improvisos", no Business Center de Portalegre, a duas jam sessions abertas ao público, nos dias 19 e 20 de abril.
Na sexta-feira, dia 19, o JazzFest apresentará duas estreias absolutas, no Grande Auditório. O projeto Chromosome, liderado pelo baterista Mário Costa, contará com a participação de Gileno Santana no trompete, Benoît Delbecq no piano, sintetizadores e eletrónicas, e Bruno Chevillon no contrabaixo.
Com a edição do álbum “Chromosome”, Mário Costa dá mais um passo na sua carreira como compositor e como líder, conseguindo uma simbiose perfeita entre composição, improvisação, espaço e caos. Meticulosos e profundos exploradores dos seus instrumentos, todos os elementos têm a eletrónica como aliada do seu som - uma das principais características da sonoridade deste grupo.
A terminar a noite de sexta-feira, o trio do saxofonista catalão Liba Villavecchia apresenta-se no Café-Concerto do CAEP. Herdeiro de músicos como Thomas Chapin, Ornette Coleman, Roscoe Mitchell e Evan Parker, entre outros, este trio inclui Álex Reviriego no contrabaixo, Vasco Trilla na bateria e, ainda, o convidado especial Luís Vicente no trompete. Os seus arranjos musicais baseiam-se na noção de liberdade, princípio fundamental do jazz, a partir de composições originais e improvisações.
A 19ª edição do Portalegre JazzFest encerra com chave de ouro, ao som do trio da pianista Sophie Agnel, acompanhada por John Edwards no contrabaixo e Steve Noble na bateria. Sophie Agnel traz, ao Grande Auditório do CAEP, uma dimensão diferente ao tradicional trio de piano, desafiando os sistemas estabelecidos por combinações anteriores de piano/baixo/bateria de músicos como Bill Evans, Keith Jarrett, Brad Mehldau ou Jason Moran. Este trio não responde a nenhuma hierarquia: sem deuses nem mestres, cada instrumento conduz, acompanha, adapta e reequilibra, criando uma experiência musical única e envolvente.
O último concerto do JazzFest será a estreia do Projeto Garfo no JazzFest, constituídos por Bernardo Tinoco, no saxofone, João Almeida, no trompete, João Fragoso, no contrabaixo e João Sousa, na bateria. Os Garfo foram o Grupo Revelação do Ano de 2021, nos Prémios RTP/Festa do Jazz, e depois do álbum homónimo, de 2021, preparam em 2024 o segundo disco do projeto.
O programa do 19º Portalegre JazzFest engloba ainda as já tradicionais provas de vinhos e de produtos regionais, assim como a Feira do Disco e do Livro, em colaboração com a editora Clean Feed.
Os bilhetes poderão ser adquiridos no CAEP, com reservas disponíveis através do número +351 245 307 498. Os preços variam entre os 10 euros para o bilhete diário no Grande Auditório, os 3 euros para o bilhete no Café-Concerto e os 20 euros para o Passe, que permite a entrada em todos os concertos. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário