3 de março de 2024

António Pita e a queda de um freixo esta semana entre a Fonte Nova e o Martinho junto à Quinta de São Pedro...

Fotos © DR/NCV
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, parafraseando Tom Jobim, referiu que “quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar” referindo-se à queda de um dos imponentes freixos da entrada na vila no troço Fonte Nova-Martinho, junto à Quinta de São Pedro”.
“Aparentemente saudável, sem lesões visíveis, assim do nada, esta árvore arrancou-se por ela própria suscitando o espanto de todos, tal como sucedeu recentemente a uma grande tília no Jardim Garcia de Orta”, adiantou o autarca.
Para António Pita “o abate de uma árvore, sobretudo quando já tem muitos anos, é sempre uma decisão dolorosa e raras são as vezes que não provoca grande contestação. Ainda recentemente vivenciámos essa decisão amarga optando-se pela decisão do parecer técnico e de bom senso, ou seja, abateram-se árvores localizadas no espaço público que punham em risco vidas humanas”.
Investimento municipal na prevenção do risco
E o Presidente da Câmara Municipal recordou que “recentemente o município fez um investimento considerável e sem precedentes neste tipo de ações, disponibilizando cerca de 50 000€ com vista a prevenir que estes casos não aconteçam e assim reduzindo o risco de queda de árvores no espaço público dentro do perímetro urbano”.
“Porém, continuaremos a plantar novas árvores, selecionando-se naturalmente espécies mais ajustadas aos contextos urbanos, visto que uma das riquezas da nossa vila é o nosso património arbóreo de tradição secular que nos traz tantos benefícios e qualidade ao espaço público”, prometeu anunciando desde logo que “assim continuaremos a plantar novas árvores durante este mês de Março”. © NCV

Sem comentários: