28 de março de 2024

Aprovados o relatório de atividades e as contas de 2023 da Turismo do Alentejo e Ribatejo

Fotos © ERTAR/NCV
A Assembleia Geral da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo realizada em Évora aprovou por unanimidade os documentos de prestação de contas do ano de 2023.
E no rescaldo do melhor ano turístico de sempre, os associados públicos e privados da ERT Alentejo e Ribatejo apreciaram em Évora a conta de gerência e o relatório de atividades respeitantes ao ano transato, tendo os documentos sido aprovados por unanimidade.
Provere e Capital do Vinho no Ribatejo
Como grande marca da gestão de dois mil e vinte e três, a entidade aponta a abertura de um novo ciclo de planeamento, do qual se salienta a estratégia PROVERE para a valorização, promoção e internacionalização do Enoturismo e a preparação de uma grande campanha de promoção no mercado transfronteiriço com Espanha. No plano das atividades, foram evidenciadas as campanhas promocionais realizadas no mercado interno, a dinamização de diversas ações especiais, como o apoio à Capital do Vinho no Ribatejo e a outros eventos de referência nos dois destinos.
Caminhos de Santiago, “cycling”, turismo de caminhadas e industrial
No campo da qualificação dos recursos, continuou o trabalho de consolidação dos Caminhos de Santiago, com a estruturação do Caminho da Raia e a abertura da Via Atlântico. Foi igualmente prosseguida a linha de ação respeitante à valorização do “cycling”, com o desenvolvimento de um novo portal temático e a realização de diversas ações de ativação. Igualmente no turismo de caminhadas e industrial se registou grande dinâmica, com várias atividades realizadas.
Resultado superior a 500 mil euros e redução do passivo
“Também no plano da gestão criámos valor para a organização”, afirmou José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, ao referir-se ao resultado líquido do exercício, positivo em mais de quinhentos mil euros, e ainda à diminuição do passivo da instituição.
Taxa de execução de 81% apesar das cativações
O responsável da região de turismo enfatizou ainda a taxa de execução da gerência, a qual foi de oitenta e um por cento, tendo disparado nos últimos cinco meses do ano.
“Não obstante as dificuldades que nos têm sido colocadas, como as cativações decretadas este ano às verbas de investimento do nosso orçamento, situação que não posso aceitar, continuamos firmes e empenhados no cumprimento da nossa missão e programa de ação”, finalizou o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Recorde-se que o Alentejo foi a região do país que em dois mil e vinte e três mais cresceu na procura interna, no caso em 7.8%, enquanto a média nacional se quedou pelos 2.1%. © NCV

Sem comentários: