10 de março de 2024

Eleições Legislativas 2024:
votação decorre no Pavilhão Gimnodesportivo em Castelo de Vide e no Museu de Póvoa e Meadas

Specimen do boletim de voto em Portalegre.
Têm lugar neste Domingo dia 10 de Março de 2024 Eleições Legislativas (para a Assembleia da República).
Concorrem aos 2 lugares do Círculo Eleitoral de Portalegre 60 candidatos em 15 listas de partidos e coligações eleitorais (ver lista oficial AQUI).
Na sede do concelho a votação decorre no Pavilhão Municipal onde funcionam quatro mesas eleitorais correspondentes às Freguesias de Santa Maria da Devesa (2) e à de S. João Batista e Santiago Maior.
A Câmara Municipal garante transporte aos eleitores com dificuldades de locomoção (ver notícia AQUI) entre a Carreira de Cima (junto ao Pelourinho) e o Pavilhão na Zona Desportiva, mas apenas entre as 10 e as 12:30 horas e das 14:30 às 17 horas.
Em Póvoa e Meadas a votação decorre como habitualmente numa única mesa que funciona no Museu Municipal de Póvoa e Meadas, no Largo do Rossio.
As mesas de voto estarão abertas ininterruptamente entre as 8 e as 18 horas.
Eleitores diminuem no concelho e no distrito
Nos cadernos eleitorais do concelho de Castelo de Vide estão registados como recenseados 2 640 eleitores, menos 11 do que se verificava apenas há 2 anos em 2022. Esta perda regista-se em 3 das quatro freguesias do concelho e apenas a de S. João Batista regista mais 13 eleitores do que em 2022. Nas restantes Santiago Maior perde 14 e quer Santa Maria da Devesa quer Póvoa e Meadas perdem 5 eleitores cada.
De referir que a nível nacional estes mesmos dados revelam uma descida de 26 911 eleitores a nível nacional (Continente e Regiões Autónomas da Madeira e Açores) para os 9 271 479 e de 1 268 eleitores para o distrito de Portalegre, neste caso para os 93 106 recenseados.
Quem é quem nas mesas de voto
Para garantir o funcionamento das 5 mesas de voto foi designado um conjunto de 25 cidadãos eleitores locais, predominando as mulheres (18) sobre os homens (7) em todas as freguesias em especial na de São João Batista onde são todos do sexo feminino. Apenas na freguesia de Santiago Maior, a que tem menos eleitores recenseados, os homens (3) estão em maior número que as mulheres.
Santa Maria da Devesa (8 mulheres e 2 homens)
No caso da Freguesia de Santa Maria da Devesa, eleitoralmente a maior do concelho onde estão recenseados cerca de metade dos eleitores locais, vão funcionar duas mesas de voto.
A secção de voto nº 1 será presidida por Ana Rita Morais Ferreira Canário, tendo como suplente Raquel Isabel Beato Sutil, Francisco de Matos Vieira como Secretário, e Rodrigo André Romão Carlos e Maria Ribeiro da Costa como escrutinadores.
Por ordem alfabética, aqui podem exercer o seu direito de voto os eleitores de Adelaide de Alegria Tavares Roque Boto a José Carlos Vinagre Tapadejo.
A Mesa nº 2 vai funcionar com Sofia Alexandra Esteves Grincho como Presidente, com a suplente Luísa Maria Caixadas Semedo Fernandes, Raquel Pereira Godinho como secretária e Laura Coimbra Palmeiro Roque Carapeto e Elsa Cristina Farinha Coelho Turíbia como escrutinadoras. Aqui votam os eleitores de José Casado Marques a Zaida Maria Raposo Barreiros.
São João Batista (5 mulheres)
A Mesa da Assembleia de Voto da Freguesia de São João Batista será presidida por Sónia Manuela dos Santos Ribeiro Faustino, com Vanda Rute Jordão Ramalho da Conceição Pêgas Vieira como suplente, Sónia Raquel Henriques Salgueiro como secretária e Susana Cristina Dionísio Machado e Débora Filipa Junceiro Batista como escrutinadores.
Póvoa e Meadas (3 mulheres e 2 homens)
Na Freguesia de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas a Mesa da Assembleia de Voto será presidida por Andreia Cristina Veiga Marques sendo suplente Abel Godinho Anselmo, Marta Isabel Graça Ruivo como secretária e Francisco Miguel Carrilho Belo e Tatiana Franco Pires como escrutinadores.
Santiago Maior (2 mulheres e 3 homens)
Finalmente, Fábio Filipe Carapeto e Carapeto presidirá à Mesa da Assembleia de Voto da Freguesia de Santiago Maior, na qual será suplente João Paulo Artur Maniés Bugalho, com Sofia Isabel Lourinho Janeco de Almeida Borges e Pedro Paulino Morais de Jesus Lázaro como escrutinadores. © NCV

Sem comentários: