24 de março de 2024

Grupo de Amigos de Castelo de Vide promove homenagem a Salgueiro Maia no Largo do Carmo em Lisboa no sábado dia 20 de Abril

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

O Grupo de Amigos de Castelo de Vide está a organizar uma homenagem dos castelovidenses a Fernando Salgueiro Maia no próximo sábado dia 20 de Abril em Lisboa. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal e integra-se nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
O programa inclui uma visita ao Museu da GNR, no icónico Quartel do Carmo, prevista para cerca das 10:30 horas, e inclui "a varanda com vista para o Rossio, numa panorâmica da Colina de S. Roque ao rio Tejo".
Depois, cerca do meio dia realiza-se uma pequena homenagem denominada "Cravos para Salgueiro Maia", com deposição de cravos junto à lápide existente no piso do Largo em frente ao Quartel na presença de todos os participantes. 
Trata-se de uma marca circular em cantaria que assinala o local onde a chaimite que disparou contra as janelas do convento esteve estacionada no dia 25 de Abril de 1974. Foi ali inaugurada por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em 1992, lembrando o papel determinante desempenhado por Salgueiro Maia, figura crucial na "Revolução dos Cravos".
Os participantes poderão depois visitar também as ruínas do Convento do Carmo, e após a pausa para almoço fica o tempo destinado a uma visita ao Terreiro do Paço e Zona Ribeirinha do Tejo, estando o regresso a Castelo de Vide previsto para as 18 horas. © NCV





Sem comentários: