Mostrar mensagens com a etiqueta Largo do Carmo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Largo do Carmo. Mostrar todas as mensagens

22 de abril de 2024

Fotorreportagem:
Amigos de Castelo de Vide homenagearam Salgueiro Maia sábado no Largo do Carmo em Lisboa

Largo do Carmo. Fotos © A. Busca/NCV
Largo do Carmo. Fotos © A. Busca/NCV
Museu da GNR. Fotos © A. Busca/NCV
Museu da GNR. Fotos © A. Busca/NCV
Uma varanda sobre Lisboa. Fotos © A. Busca/NCV
Homenagem a Salgueiro Maia Fotos © A. Busca/NCV
Homenagem a Salgueiro Maia
Fotos © A. Busca/NCV

Museu Arqueológio do Carmo. 
Fotos © A. Busca/NCV
Museu Arqueológio do Carmo. 
Fotos © A. Busca/NCV
Momentos de convívio. 
Fotos © A. Busca/NCV

19 de abril de 2024

Grupo de Amigos de Castelo de Vide promove este sábado no Largo do Carmo em Lisboa uma homenagem a Fernando Salgueiro Maia

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

O Grupo de Amigos de Castelo de Vide promove uma homenagem dos castelovidenses a Fernando Salgueiro Maia este sábado dia 20 de Abril pelas 11:45 horas no Largo do Carmo em Lisboa. 
A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal e integra-se nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e contará com a presença de Natércia Maia e de representantes da Associação 25 de Abril e da Associação Salgueiro Maia.
O programa contempla também uma visita inicial ao Museu da GNR, no icónico Quartel do Carmo, prevista para cerca das 10:30 horas, e inclui "a varanda com vista para o Rossio, numa panorâmica da Colina de S. Roque ao rio Tejo".
"Cravos para Salgueiro Maia"
Depois, pelas 11:45 horas", com deposição de cravos junto à lápide existente no piso do Largo em frente ao Quartel na presença de todos os participantes. 
Os participantes poderão depois visitar também a exposição Chiado, Carmo, Paris pelos Caminhos de Salgueiro Maia nas ruínas do Convento do Carmo, e após a pausa para almoço, fica o tempo destinado a uma visita ao Terreiro do Paço e Zona Ribeirinha do Tejo, estando o regresso a Castelo de Vide previsto para as 18 horas. © NCV

1 de abril de 2024

Grupo de Amigos de Castelo de Vide promove homenagem a Salgueiro Maia no Largo do Carmo em Lisboa no sábado dia 20 de Abril

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

O Grupo de Amigos de Castelo de Vide está a organizar uma homenagem dos castelovidenses a Fernando Salgueiro Maia no próximo sábado dia 20 de Abril em Lisboa. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal e integra-se nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
O programa inclui uma visita ao Museu da GNR, no icónico Quartel do Carmo, prevista para cerca das 10:30 horas, e inclui "a varanda com vista para o Rossio, numa panorâmica da Colina de S. Roque ao rio Tejo".
Depois, cerca do meio dia realiza-se uma pequena homenagem denominada "Cravos para Salgueiro Maia", com deposição de cravos junto à lápide existente no piso do Largo em frente ao Quartel na presença de todos os participantes. 
Trata-se de uma marca circular em cantaria que assinala o local onde a chaimite que disparou contra as janelas do convento esteve estacionada no dia 25 de Abril de 1974. Foi ali inaugurada por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em 1992, lembrando o papel determinante desempenhado por Salgueiro Maia, figura crucial na "Revolução dos Cravos".
Os participantes poderão depois visitar também as ruínas do Convento do Carmo, e após a pausa para almoço fica o tempo destinado a uma visita ao Terreiro do Paço e Zona Ribeirinha do Tejo, estando o regresso a Castelo de Vide previsto para as 18 horas. © NCV

24 de março de 2024

Grupo de Amigos de Castelo de Vide promove homenagem a Salgueiro Maia no Largo do Carmo em Lisboa no sábado dia 20 de Abril

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

O Grupo de Amigos de Castelo de Vide está a organizar uma homenagem dos castelovidenses a Fernando Salgueiro Maia no próximo sábado dia 20 de Abril em Lisboa. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal e integra-se nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
O programa inclui uma visita ao Museu da GNR, no icónico Quartel do Carmo, prevista para cerca das 10:30 horas, e inclui "a varanda com vista para o Rossio, numa panorâmica da Colina de S. Roque ao rio Tejo".
Depois, cerca do meio dia realiza-se uma pequena homenagem denominada "Cravos para Salgueiro Maia", com deposição de cravos junto à lápide existente no piso do Largo em frente ao Quartel na presença de todos os participantes. 
Trata-se de uma marca circular em cantaria que assinala o local onde a chaimite que disparou contra as janelas do convento esteve estacionada no dia 25 de Abril de 1974. Foi ali inaugurada por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em 1992, lembrando o papel determinante desempenhado por Salgueiro Maia, figura crucial na "Revolução dos Cravos".
Os participantes poderão depois visitar também as ruínas do Convento do Carmo, e após a pausa para almoço fica o tempo destinado a uma visita ao Terreiro do Paço e Zona Ribeirinha do Tejo, estando o regresso a Castelo de Vide previsto para as 18 horas. © NCV





24 de abril de 2014

Associação 25 de Abril evoca Salgueiro Maia
amanhã (11 horas) no Largo do Carmo em Lisboa


A Direcção da Associação 25 de Abril decidiu levar a efeito uma evocação a Salgueiro Maia, "nela personificando a homenagem a todos os militares de Abril, no Largo do Carmo"; será amanhã dia 25 de Abril às 11 horas, evento para o qual aquela associação de militares "desafia toda a população”. 
Nessa ocasião, o Presidente da Direcção da A25A proferirá uma intervenção de fundo na linha da que seria feita na sessão solene na Assembleia da República”. 
Segue-se uma romagem ao edifício onde funcionava a PIDE/DGS, na Rua António Maria Cardoso, para evocação da memória dos cidadãos ali assassinados no fim da tarde de 25 de Abril. © NCV

18 de abril de 2014

Associação 25 de Abril decidiu evocar
Salgueiro Maia no Largo do Carmo

A Direcção da Associação 25 de Abril informou ontem que decidiu “levar a efeito uma evocação a Salgueiro Maia, nela personificando a homenagem a todos os militares de Abril, no Largo do Carmo, no dia 25 de Abril às 11.00, evento para o qual desafia toda a população”. 
Mais informou que, “nessa circunstância, o Presidente da Direcção da A25A proferirá uma intervenção de fundo na linha da que seria feita na sessão solene na Assembleia da República”. 
“Após esse tributo, será organizada uma romagem ao edifício onde funcionava a PIDE/DGS, na Rua António Maria Cardoso, para evocação da memória dos cidadãos ali assassinados no fim da tarde de 25 de Abril”. © NCV