10 de março de 2024

Sessão de formação sobre o programa “ReSist – Resiliência Sísmica” no auditório da CIMAA

Fotos © CIMAA/NCV
O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu no passado dia 1 de Março, os técnicos dos Municípios que a integram para uma sessão subordinada ao tema “Cidades Mais Resilientes aos Sismos”, promovido pelo Programa “ReSist” – Resiliência Sísmica e pela Câmara Municipal de Lisboa.
Participou José Fernando Dias
A Câmara Municipal de Castelo de Vide esteve representada pelo técnico superior José Fernando de Alegria Dias, dirigente intermédio de 3º grau do Serviço de Projeto e Obras Municipais.
O foco desta formação incidiu na transmissão do conhecimento necessário para abordar adequadamente a questão da prevenção do impacto dos sismos, bem como os procedimentos a eles inerentes, especialmente no contexto da publicação da Portaria Portaria nº 71-A/2024, de 27 de Fevereiro, que entrou em vigor no passado dia 3 de Março.
Relatório de Avaliação de Vulnerabilidade Sísmica (RAVS) 
Este instrumento legal identifica os elementos instrutórios dos procedimentos previstos no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, e que vem dar um grande passo na questão do aumento da resiliência sísmica ao antecipar o Relatório de Avaliação de Vulnerabilidade Sísmica (RAVS) no processo instrutório para todo o território nacional, devendo agora este documento de ser entregue em fase de Projeto de Arquitetura. © NCV

Sem comentários: