26 de abril de 2024

Castelo de Vide regressa este fim-de-semana ao tempo da Restauração de 1640 com o projeto “Raia Viva”

Clicar na imagem para ampliar.
Fotos © DR/NCV (ilustração)
Castelo de Vide vai regressar este fim-de-semana ao tempo da Restauração da Independência em 1640 com a realização do primeiro dos seis eventos do projeto “Castelos e Fortalezas de Fronteira do Alentejo – Raia Viva!” – inserido no programa “Portugal Events” do Turismo de Portugal.
Organizado pela cooperativa Historicalia o evento terá lugar no Terreiro da Senhora da Alegria no Burgo Medieval nas tardes de sábado e Domingo, onde um acampamento “Raiya Viva” promete ser o espaço aberto à imaginação e à história, repleto de fabulosas recriações e animações.
Concerto de música de época
O programa prevê ainda no sábado um concerto de música de época na Igreja de S. João pelas 21:30 horas.
A realização deste evento segue depois para outros cinco locais históricos do Alentejo, até Novembro e sempre aos fins-de-semana: Ouguela (Maio 1383-1385), Beja (Junho 1383-1385), Arronches (Outubro 1640) e Terena e Noudar (Novembro 1383-1385).
A organizadora sublinha que o contexto histórico do evento serão as duas épocas em que a zona da Raia / Raya foi mais importante para a História da Península Ibérica – na Revolução de 1383-85 e na Guerra da Restauração em 1640 a 1668 – sobre as quais os seus castelos e fortalezas cumpriram o papel assim com os habitantes raianos.
O objetivo assunto pela Historicalia é o de “recriar o Mundo da época, a paixão e a entrega assim como de homenagear os feitos pelos Homens e Mulheres de ontem, cidadãos intemporais e motivadores do Mundo de Amanhã”. © NCV

Sem comentários: