5 de junho de 2024

Candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia (FAR) entregue à Comissão Nacional da UNESCO

Fotos © CMM/NCV
Foi entregue formalmente esta segunda-feira à Comissão Nacional da UNESCO a candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia (FAR), numa cerimónia que decorreu no Centro de Estudos de Arquitetura Militar na Praça-forte de Almeida.
Este ato contou com a presença dos proponentes da candidatura nas pessoas dos Presidentes das Câmaras Municipais de Almeida, António Machado, de Marvão, Luís Vitorino, Valença, José Manuel Carpintaria, do Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Embaixador José Moraes Cabral, da Vice-Presidente do ICOMOS Portugal, Professora Doutora Ana Paula Amendoeira.
Entre os presentes esteve ainda o coordenador da candidatura Professor João Campos, o Presidente da Association Vauban Alain Monferran e o Presidente da Entidade Regional de Turismo, José Santos.
Para além dos proponentes da candidatura estiveram ainda presentes na cerimónia, representantes de outros Municípios manifestando o seu interesse em integrar a rede das FAR quer pelo lado Português, quer pelo lado Espanhol da Fronteira.
Castelo de Vide manifestou "intenção de aderir" em 2019
Um desses Municípios é Castelo de Vide que em Dezembro de 2019 manifestou a sua "Intenção de Adesão da Fortaleza de Castelo de Vide” à candidatura a bem classificado pela UNESCO no quadro das "Fortalezas Abaluartadas da Raia (FAR)" (ver notícia AQUI).
De assinalar que esta candidatura, aberta e em série, é inovadora “tratando-se de uma candidatura com grande potencial e de grande interesse na perspetiva da valorização do território transfronteiriço, que trará grandes vantagens para a salvaguarda e valorização do património que lhe está associado, bem como para o desenvolvimento cultural social e económico”.
Espera-se que a proposta de classificação pela UNESCO seja entregue em Paris em 2025 para uma avaliação prévia pelo grupo de peritos internacionais e posteriormente avançar para a avaliação do Comité Internacional. © NCV

Sem comentários: