Fotos © DR/NCV |
António Pita sublinhou o significado da “data em que os franceses comemoram o Dia da Bastilha, feriado nacional com um valor profundamente simbólico, porquanto representa a tomada da prisão “política” pelo povo francês que em 1789 se sublevou contra a monarquia absolutista”.
E recordou que “já em 2019 tinha estado presente nestas cerimónias, nas quais esteve então o Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria”.
A juventude e “uma Europa mais democrática, justa e unida”
“Em ambas as ocasiões, nos discursos institucionais foi sublinhado a importância da juventude na construção de uma Europa mais democrática, justa e unida”, destaca o autarca para quem é “bom ver os nossos jovens portugueses/castelo-videnses viverem estas experiências internacionais” e esperando “que estas sejam inspiradoras e suficientemente marcantes para poderem colaborar na construção de um futuro coletivo melhor”.
O autarca felicitou ainda “uma vez mais, a Associação Propósito Inadiável pela oportunidade que dá aos nossos jovens e às nossas instituições culturais de estarem na linha da frente da cooperação cultural europeia”.
A composição da delegação portuiguesa
A participação e a deslocação fazem-se a convite da associação regional organizadora, a Europe Berry Touraine, através da sua parceira portuguesa Propósito Inadiável atualmente com sede em Castelo de Vide.
Para além de António Pita integraram a delegação castelovidense e nacional um grupo de 5 jovens locais e a Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas. Acompanham também esta “embaixada” o presidente da Propósito Inadiável, Altino Barradas, o Presidente da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas, António Simão, que acompanhou os elementos da Sociedade Recreativa e Musical e ainda alguns outros munícipes. © NCV
Fotos © DR/NCV |
Sem comentários:
Enviar um comentário