24 de julho de 2024

XIX Festival Transfronteiriço “Boda Régia” (1 a 4 de Agosto) apresentado em Cáceres
- participação de quatro dezenas de marvanenses

Fotos © CMM/NCV
Fotos © CMM/NCV
O Palácio de Carvajal, em Cáceres, foi o cenário escolhido para acolher a apresentação oficial do XIX Festival Transfronteiriço “Boda Régia”, numa conferência de imprensa que contou com as intervenções do presidente do Município de Marvão, Luís Vitorino, do alcaide de Valencia de Alcántara, Alberto Piris Guapo, do diretor artístico do evento, Javier Uriarte, e da vice-presidente da Diputación de Cáceres, Isabel Ruiz Correyero.
Participação de quatro dezenas de marvanenses
Esta festa de interesse turístico regional, organizada pelo Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, tem a colaboração da Câmara Municipal de Marvão e um programa repleto de atividades culturais.
A 19ª edição da Boda Régia realiza-se de 1 a 4 de Agosto e vai contar com o maior elenco de sempre, ao nível de atores e figurantes, com destaque para a participação de quatro dezenas de marvanenses, nas diversas atividades programadas.
Atividades prévias de 26 a 31 de Julho
O programa inclui uma serie de atividades culturais entre os dias 26 e 31 de Julho que incluem a XV Ruta de la Tapa Isabelina y teatro na Casa da Cultura (dia 26), a “Noite em Branco” com conferências, animaçaõ de rua, visitas guiadas e um torneio medieval (dia 27), rota de tapas e caminhada (dia 28), oficinas para crianças e adultos (dia 29), cinema (dia 30) e oficinas e teatro de rua e no Corral de las Vacas (dia 31).
Chegada de D. Manuel I no dia 1 de Agosto na Portagem
No dia 1, quinta-feira, as atividades do programa principal decorrem na Portagem, a partir das 21:30 horas, com realce para a recriação histórica da chegada do Rei D. Manuel a Marvão (junto à Ponte Quinhentista). O programa para esta noite contempla ainda uma representação teatral, danças da época e um espetáculo musical.
A recriação histórica do enlace que uniu o Rei de Portugal, D. Manuel I, "O Afortunado", com a Infanta Isabel, filha dos Reis Católicos, em 1497, é o ponto alto das comemorações e está agendada para os dias 3 e 4, no átrio da Igreja de Rocamador, em Valencia de Alcántara. © NCV

Sem comentários: