2 de agosto de 2024

Ajuste direto de empresa de Braga para alteração da delimitação da Reserva Ecológica Nacional (REN)

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide abriu um procedimento por ajuste direto para aquisição de serviços de apoio externo para preparar proposta municipal de “alteração da delimitação da Reserva Ecológica Nacional (REN)” (a atual data de 2013).
O despacho do Presidente António Pita (ver documento AQUI) determinou para o efeito que seja consultada apenas a empresa LRB – Investimentos e Consultoria Lda., com sede em Braga.
Valor base de 16 990,14 euros (mais IVA)
O autarca também aprovou o preço base do procedimento que é de 16 990,14 euros (mais IVA), “tendo em conta a consulta preliminar de mercado, ficando desta forma fundamentado o preço base e que a entidade adjudicante estipulou como valor máximo que aceita pagar” e autorizou a respetiva despesa, que está devidamente cabimentada na rubrica orçamental 01.02/07.01.13 e nas GOP Projeto 2024/3 – Projetos de Arquitetura, Especialidades e Outros.
Ficaram ainda desde logo aprovadas as peças do procedimento, bem como dispensada a nomeação do júri, considerando a verificação dos requisitos de que o Código dos Contratos Públicos faz depender.
Finalmente António Pita designou para gestor do contrato o Chefe do Serviço de Projetos e Obras Municipais, José Fernando Alegria Dias.
A última alteração da delimitação da Reserva Ecológica Nacional (REN) do concelho de Castelo de vide data de 2013 (ver toda a informação AQUI).
O que é a REN
A Reserva Ecológica Nacional (REN) é uma estrutura biofísica que integra o conjunto de tipologias que, pelo valor e sensibilidade ecológicos ou pela exposição e suscetibilidade perante riscos naturais, são objeto de um regime de proteção especial.
As áreas REN são sujeitas a um regime de restrição de utilidade pública que estabelece um conjunto de condicionamentos à ocupação, uso e transformação do solo, identificando os usos e as ações compatíveis com os objetivos desse regime nos vários tipos de áreas.
A integração de áreas na REN obedece a orientações estratégicas de âmbito nacional e regional (OENR), diretrizes e critérios de delimitação previstas no RJREN, e é concretizada através da elaboração de cartas de delimitação da REN a nível municipal. © NCV

Sem comentários: