Fotos © CIMAA/NCV |
A sessão foi liderada por Pedro Simões, gerente da Empresa de Consultadoria RPG, que apresentou aos autarcas e técnicos dos Municípios do Alto Alentejo, as primeiras informações resultantes do mesmo.
A sessão teve como finalidade expor o nó problemático referente ao presente paradigma da gestão de resíduos no Alto Alentejo, a apresentação de metodologias para a melhoria da eficiência do mesmo e a discussão aberta sobre as melhorias necessárias ao Serviços de Resíduos em Baixa.
Nesta reunião, foram abordados temas como: o PAPERSU, a implementação de sistemas do género do PAYT e a agregação ou externalização de serviços essenciais à gestão de resíduos em baixa, como a limpeza de contentores a recolha de resíduos e a gestão de RCD’s.
De acordo com o artigo 45º, os sistemas municipais disponibilizarão até 1 de Janeiro de 2025, uma rede de pontos ou centros de recolha seletiva para os resíduos urbanos perigosos da sua responsabilidade, de forma a prevenir a contaminação de outros fluxos de resíduos, pelo que o presente estudo é da maior importância. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário