1 de agosto de 2024

Vai entrar em funcionamento a “Porta do Parque” na Rua de Santo Amaro em Castelo de Vide
- reabilitação do edifício custou 155 mil euros

Fotos © DR/NCV
Fotos © DR/NCV
O Parque Natural da Serra de São Mamede vai ter quatro portas de entrada para receção e encaminhamento do visitante. Nesse sentido, em Castelo De Vide foram investidos 155 mil euros para este projeto que permitiu reabilitar o edifício na Rua de Santo Amaro onde até agora têm funcionado nos últimos anos diversos serviços municipais.
Espaços de promoção do Parque
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide e também da Comissão de Cogestão do PNSSM, os quatro municípios da área do Parque Natural, Arronches, Castelo de Vide, Portalegre e Marvão, “sempre reclamaram pela inexistência de espaços próprios vocacionados para a promoção dos valores naturais e ambientais, bem como de conteúdos informativos e turísticos específicos que possam contribuir para um maior e melhor conhecimento da nossa Área Protegida”.
Melhoria das condições de visitação
Através da aprovação do projeto “A Serra, a Paisagem e a Vida”, que tem como objetivo principal precisamente a melhoria das condições de visitação no PNSSM, num território abrangido pela implementação do modelo de Cogestão (definido no Decreto-Lei n.º 116/2019, de 21 de agosto), e através do protocolo de gestão assinado com o ICNF, vai ser agora possível materializar a criação de uma “Porta de Entrada” para o Parque Natural em casa um destes concelhos, adianta o autarca nas redes sociais.
Este investimento, no caso do concelho de Castelo de Vide, ascendeu a um valor total de investimento total 155.622,40€, com uma taxa de incentivo de 95%.
Informações e sugestões aos visitantes sobre o PNSSM
Assim, no futuro, os turistas que procurem informações sobre este território e seus valores intrínsecos irão encontrar no imóvel localizado na Rua de Santo Amaro, que recentemente foi alvo de obras de reabilitação, informações específicas e atrativas sobre o Parque; e igualmente ali lhes serão apresentadas sugestões de visitação para toda a área do Parque, promovendo-se a ampliação da visitação e da fruição completa da área protegida. © NCV

Sem comentários: