2 de setembro de 2024

Adjudicada a Teresa Nobre de Carvalho a “narrativa museológica do Centro de Interpretação Garcia d’Orta

Fotos © DR/NCV (arquivo)
Clicar na imagem para ampliar.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide adjudicou por ajuste direto com data de 23 de Agosto passado (ver documento AQUI) à Professora Doutora Maria Teresa Homem Ferreira Martins da Cunha Nobre de Carvalho a “Elaboração da Narrativa Museológica do ‘Centro de Interpretação Garcia de Orta’ em Castelo de Vide”. 
Curadoria Científica da Exposição Permanente
A investigadora já tinha sido contratada em 2021 para elaborar o “Projeto de Curadoria Científica da Exposição Permanente para o Centro de Interpretação Garcia de Orta em Castelo de Vide” (ver notícia AQUI).
Teresa Nobre de Carvalho tem acompanhado desde há bastante tempo o processo deste novo equipamento municipal que ocupara o renovado edifício das antigas Termas de Castelo de Vide à Fonte da Vila.
Historiador Rui Manuel Loureiro
À equipa de trabalho coordenada pela Doutora Teresa Nobre de Carvalho responsável pela a “implementação do Centro de Interpretação Garcia de Orta” juntou-se em Agosto de 2022 o historiador Rui Manuel Loureiro também contratado para o efeito pela Câmara Municipal de Castelo de Vide (ver notícia AQUI).
Inauguração ou abertura em meados de Setembro?
Recorda-se que o Presidente da Câmara Municipal pretende reiteradamente inaugurar ou pelo menos abrir "definitivamente" ao público em meados deste mês de Setembro. 
A abertura do respetivo procedimento foi deliberada por António Pita com data de 20 de Agosto (ver documento AQUI), depois de o Executivo Municipal ter emitido parecer prévio vinculativo favorável na sua reunião de 19 de Junho passado.
O valor da adjudicação foi igual ao valor-base do procedimento no montante de 19 mil euros (mais IVA), tendo em conta a consulta preliminar de mercado, ficando desta forma fundamentado o preço base e que a entidade adjudicante estipulou como valor máximo que aceita pagar.
Susana Machado gere este contrato
Com a adjudicação, António Pita determinou também aprovar a respetiva minuta do contrato cuja despesa estava já autorizada no despacho de abertura de procedimento.
Neste processo concreto, o autarca designou para gestora deste contrato a assistente técnica municipal Susana Cristina Dionísio Machado.
Quem é Teresa Nobre de Carvalho ?
Teresa Nobre de Carvalho. 
Maria Teresa Homem Ferreira Martins da Cunha Nobre de Carvalho é doutorada em História e Filosofia das Ciências (Universidade de Lisboa, 2013) com uma dissertação sobre o impacto da obra de Garcia de Orta, Colóquios dos Simples e Drogas e Cousas Medicinais da Índia (Goa, 1563), na Ciência da Idade Moderna (Investigação apoiada pela FCT, SFRH/BD/41735/2007). É licenciada em Engenharia Agronómica (ISA, 1987) e mestre em Protecção Integrada (ISA, 1996).
Nas suas investigações analisa a circulação do saber médico-botânico nas fontes europeias de Quinhentos; examina a difusão e apropriação das representações da flora no período Moderno; estuda as implicações da transferência global de espécies vegetais ao longo dos séculos XVI-XVII (Investigação apoiada pela FCT, SFRH/BPD/119899/2016).
É autora de numerosas publicações e conferências sobre os temas da sua investigação. A versão da tese de doutoramento – Os desafios de Garcia de Orta. Colóquios dos Simples e Drogas da Índia (Lisboa, 2015) foi distinguida com uma menção honrosa do Prémio “Almirante Teixeira da Mota” (Academia de Marinha, 2014). 
Clicar na imagem para ampliar.
Em colaboração com Rui Manuel Loureiro, publicou uma versão modernizada e anotada (ver junto a imagem da capa)  de Colóquios dos Simples de Garcia de Orta (Lisboa, 2024).
Colaborou na organização e curadoria, de diferentes exposições, de entre as quais se destacam: 360º - Ciência Descoberta (Fundação Calouste Gulbenkian, 2013); As flores do Imperador. Do Bolbo ao tapete (Fundação Calouste Gulbenkian, 2018) e O mundo visto dos Oceanos: A primeira viagem à volta do mundo traçada pelas coleções da Sociedade de Geografia de Lisboa (Sociedade de Geografia de Lisboa, 2019). © NCV

Sem comentários: