Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Da reforma agrária em “Terra de Pão, Terra de Luta” (1977, José Nascimento), à situação dos presos políticos durante o Estado Novo em “A Fuga” (1977, Luís Filipe Rocha), ao balanço da Revolução por um olhar estrangeiro em “Scenes from the Class Struggle in Portugal” (1976, Robert Kramer), são várias as visões e reflexões de cineastas que trabalharam durante o pro-cesso revolucionário e no seu rescaldo. Apresentam-se também dois gestos fundamentais do cinema etnográfico português, que procuravam, na altura, construir um retrato ao mesmo tempo político e poético do país: “Máscaras” (1976, Noémia Delgado) e “Trás-os-Montes” (1976, António Reis e Margarida Cordeiro).
Cada sessão será precedida pela projeção de episódios do Jornal Cinematográfico Nacional, registo importante daquele período e um dos últimos jornais de atualidades produzidos para cinema em Portugal.
O projeto “Imagens em Movimento – Cinema Português em Diálogo”, organizado pela Cinema-teca Portuguesa, pretende apoiar iniciativas locais de programação, promovendo a circulação da coleção recentemente digitalizada, numa ação de divulgação do património cinematográfico português. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário