Ensemble I Bassifondi. |
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A reputada formação italiana apresenta-se com Simone Vallerotonda (Arciliuto, guitarra barroca e direção musical), Stefano Todarello (Colascione, Chitarra battente e Sordelinna) e Gabriele Miracle (Percussão).
Proposta musical de hora e meia
A proposta musical de cerca de hora e meia, intitulada “Roma 600: Música da Nobreza e Música do Povo na Corte Pontifícia” percorre obras, entre outros, de Kapsberger, Giovanni Paolo Foscarini, Arcangelo Lori, Athanasius Kircher, numa evocação da vida musical do século XVII em todos os aspectos: desde as ruas, onde os contadores de histórias improvisavam danças simples, aos oratórios, onde as pessoas se reuniam para ouvir as "sacrae historiae", às requintadas execuções no Palazzo Barberini, em que muitos músicos estavam a trabalhar.
Improvisações, ritmos e bizarrias harmónicas são os motores que irão transportar o público atrás no tempo, até à Cidade Eterna, um grande fresco em que toda a gama de sons brilha no seu espírito mais original.
Música dos séculos XVII e XVIII
O agrupamento I Bassifondi nasceu de uma ideia de Simone Vallerotonda e explora a música dos séculos XVII e XVIII para alaúde, arquilaúde, teorba e guitarra barroca, com acompanhamento de “baixo contínuo”. Os alaudistas e guitarristas mais proeminentes da época tocavam as suas músicas “partilhando-as” com outros instrumentos. A vontade de criar uma linguagem interpretativa comum e improvisação leva I Bassifondi a propor autores menos conhecidos do mundo dos instrumentos dedilhados, executados na sua autenticidade. A investigação aprofundada das fontes musicais, cordas de tripa, manuais de diminuição, e a consciência de nunca alcançar a Verdade, leva o ensemble a repropor a antiga prática performática, sem ter medo nem submeter-se a visões românticas.
O concerto conta com o apoio do Instituto Italiano de Cultura, de Lisboa, e do CIDIM Comitato Nazionale Italiano Musica, no âmbito do projeto "Suono Italiano" que tem a contribuição do Ministero della Cultura – Direzione Generale Spettacolo. © NCV
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