Na tarde de 7 de Setembro (15 horas), o Festival Terras sem Sombra promove no concelho de Castelo de Vide uma visita ao património cultural que tem como tema principal o menir da Meada.
A atividade será guiada pelo próprio Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, e conta também com a colaboração do escultor António Mira.
Intitulada “No Coração de uma Paisagem Megalítica: O Menir da Meada”, a atividade convoca os participantes à descoberta de um traço cultural e simbólico ímpar do período neocalcolítico, há perto de sete mil anos, a vincar a prosperidade das comunidades pré-históricas que se fixaram no território. Aquele que é o maior menir talhado por mão humana da Península Ibérica, com mais de 7 metros de altura e a rondar as 18 toneladas, foi descoberto em 1965, então quebrado em dois, e reerguido na década de 1990. O menir, sito em território da freguesia de Póvoa e Meadas, apresenta uma figura cilindriforme de configuração fálica, preponderante na paisagem que o circunda, associado a rituais e crenças de fertilidade.
A visita tem como ponto de encontro o Jardim Grande (Parque João José da Luz) em Castelo de Vide pelas 15 horas. Todas as atividades do Festival são de entrada livre e gratuita. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário