25 de outubro de 2024

Marvão promove esta 6ª-feira as tradições e sabores ligados à castanha na Casa do Alentejo em Lisboa


Clicar para ampliar.
A realização de um magusto tradicional, com a distribuição gratuita de “cartuchos de castanhas”, a degustação de crepes com farinha de castanha, a presença da artesã de bordados com casca de castanha, Jacinta de Oliveira, e uma exposição de produtos derivados da empresa Vale d`Aramenha, como a farinheira de castanha e o doce de castanha, entre outros, são as atividades que a Câmara Municipal de Marvão leva à Casa do Alentejo esta sexta-feira, dia 25 de Outubro, entre as 11 e as 16 horas.
Recorda-se que, com o mesmo objetivo, a 40ª edição da Festa do Castanheiro - Feira da Castanha de Marvão estiveram em destaque na manhã de quinta-feira no programa Praça da Alegria da RTP1 (ver notícia AQUI).
Quinzena gastronómica de 8 a 24 de Novembro
Esta iniciativa enquadra-se na promoção da 40ª Festa do Castanheiro - Feira da Castanha de Marvão, que se realiza de 9 e 10 de Novembro em Marvão, e de uma Quinzena Gastronómica, que decorre de 9 a 24 de Novembro em 15 restaurantes aderentes do concelho, com a apresentação de dezenas de pratos à base deste fruto que é a referência de Marvão, como um destino gastronómico de eleição.
O programa desta iniciativa inclui durante todo o dia no Pátio Árabe uma exposição de produtos derivados da Castanha, com a empresa Vale d`Aramenha, e de bordados com casca de castanha, com a artesã Jacinta de Oliveira.
“Magusto tradicional” à porta da Casa do Alentejo
Pelas 12 horas está previsto um “magusto tradicional” à porta da Casa do Alentejo (na Rua das Portas de Santo Antão) e pelas 15 horas uma degustação de crepes com farinha de castanha no Pátio Árabe.
Estabelecida no território há cerca de 40 anos, a Festa do Castanheiro - Feira da Castanha é uma celebração do património cultural de Marvão, que todos os anos atrai dezenas de visitantes, e um importante encontro entre os produtores, comerciantes e compradores. O concelho de Marvão insere-se na área geográfica da serra de São Mamede e por isso tem um microclima propício à cultura e a castanha produzida está classificada de DOP (Denominação de Origem Protegida). © NCV
Fotos © CMM/NCV

Sem comentários: