28 de novembro de 2024

Castelo de Vide regressa em 2024 ao topo do rating de qualidade de vida da Marktest

Clicar na imagem para ampliar o mapa.
Castelo de Vide subiu da 5ª para a primeira posição do rating de qualidade de vida, indicador que a Marktest disponibiliza anualmente na sua aplicação web Municípios Online.
Uma análise da edição de 2024 permite verificar que o concelho de Castelo de Vide é o que regista um valor mais elevado: numa escala de 1 a 20, obteve 15,7, subindo da 5ª posição e ganhando 2 pontos face a 2023. Esta é a quarta vez que o concelho alcança a liderança deste indicador, depois de 2021, 2019 (ex-aequo com Manteigas) e 2016 também ter ocupado essa posição.
Em 2017 Castelo de Vide manteve-se entre os cinco concelhos alentejanos que lideram a lista dos ratings de qualidade de vida publicados pela Marktest e em 2023 era o 5º classificado neste mesmo rating.
Disponíveis na aplicação web Municípios Online, que engloba mais de 600 variáveis para vários anos, organizadas pelos tema, estes ratings concelhios são métricas criadas pela Marktest desde 2014 que pretendem dar ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho.
Barrancos, Manteigas, Lajes do Pico e Santa Cruz das Flores
Barrancos, que no ano anterior ocupava o 20º lugar, sobe para a segunda posição e alcança um rating de 15.1, mais 2.4 pontos que em 2023. Há 10 anos, altura em que iniciámos esta análise, que o concelho não se encontrava numa posição tão elevada neste ranking.
Manteigas, que liderou este ranking nos dois anos anteriores assim como em 2020, encontra-se agora na 3ª posição, com menos uma décima do valor de 2023.
Lajes do Pico sobe da 9ª para a 4ª posição e obtém 14.5, o mesmo valor de Santa Cruz das Flores, encerrando assim a lista dos cinco concelhos com maior rating de qualidade de vida em 2024.
Quinze indicadores medem “forças e fraquezas” de cada concelho
O rating de qualidade de vida é composto por 15 indicadores que pretendem medir a qualidade de vida de cada concelho. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país.
Estes ratings estão disponíveis numa aplicação web, onde são apresentados em vários formatos, nomeadamente num “dashboard” que assinala com uma determinada cor os indicadores e as componentes deste rating de acordo com as notações obtidas.
Pela sua visualização, é fácil e imediata a identificação das forças e fraquezas de cada concelho, dando assim um contributo ao estudo das melhores estratégias a adotar em função dessa avaliação.
Mais informação sobre estes ratings pode ser obtida AQUI e a aplicação Municípios Online pode ser consultada AQUI.
A reação e os agradecimentos de António Pita
António Pita.
“Vale o que cada um quer que valha”, referiu António Pita nas redes sociais em reação à  divulgação desta notícia pela Marktest.
“Para nós é sempre melhor estar em primeiro lugar e associados a qualidade, facto que muito honra e prestigia o nosso território”, adianta o autarca.
“E porque só conseguimos alçancar o pódio com muito trabalho de muitos, aqui fica o meu profundo obrigado a todos que concorreram para estes resultados. Estamos orgulhosos, mas é eforçamos a motivação para podermos sermos melhores e mais competentes nas áreas onde somos mais frágeis e menos eficientes”, conclui António Pita. © NCV

Sem comentários: