27 de dezembro de 2024

Manutenção e suporte aos sites autárquico e Visit contratados por ajusto direto à empresa Visualforma

Clicar na imagem para ampliar o Edital.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide adjudicou por ajuste direto à empresa Visualforma -Tecnologias de Informação SA uma prestação de serviços em regime de tarefa para “Manutenção e Suporte aos Sites Autárquico e Visit”, pelo valor de 13 056,17 euros (mais IVA), rigorosamente idêntico ao valor base do procedimento aprovado. Esta despesa está devidamente cabimentada na rubrica orçamental 01.02/02.02.19 – Assistência Técnica.
A abertura de procedimento foi determinada por despacho datado de 6 de Dezembro passado (ver AQUI) e a adjudicação efetuada por despacho datado de 12 de Dezembro (ver AQUI). O horizonte temporal desta contratação não foi divulgado.
De acordo com o primeiro documento, “pretende-se com este contrato garantir a operação contínua, atualizações técnicas e melhorias funcionais ao longo do tempo, assegurando a modernização e o desempenho otimizado das plataformas, incluindo a gestão completa dos sites, manutenção do servidor, backups regulares dos conteúdos e a gestão da segurança de acessos de modo a prevenir eventuais vulnerabilidades”.
Gabinete municipal não tem disponibilidade mas define requisitos do projeto
O documento mais adianta como justificação que “dado que o Gabinete das Tecnologias de Informação, Comunicação e Imagem desta autarquia está integralmente alocado a projetos críticos e prioritários, essenciais ao funcionamento diário dos serviços da Câmara Municipal e ao atendimento direto aos munícipes não tem disponibilidade para execução deste trabalho, mas sem prejuízo das limitações atuais estará disponível para colaborar na definição dos requisitos do projeto”.
Aliás, António Pita designou naturalmente para gestor do contrato o Especialista de Informática, Marco José Lindo Mestre.
Diversas colaborações recentes da Visualforma
A empresa Visualforma foi a criadora em 2020 dos referidos sítios na Internet e tem sido chamada a colaborar em diversos outros projetos da Câmara Municipal de Castelo de Vide (ver notícias diversas AQUI), dos quais de destacam o software necessário para o Espaço Museológico “Laboratório Botica Garcia de Orta” a instalar na antigas Termas no quadro do Centro de Interpretação Garcia d’Orta (ver AQUI) com um custo orçado em 23 880,00 euros (mais IVA) e o projeto “Arquivo Digital da Herança Judaica. Fontes e Genealogia” e sua integração com a Casa da Inquisição, a Sinagoga Medieval ou o Museu da Sinagoga e o atual Museu Garcia d’Orta (ver AQUI). © NCV

Sem comentários: