17 de maio de 2023

Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo: apresentado em Lisboa o projeto “Arquivo Digital da Herança Judaica. Fontes e Genealogia”

Fotos © NCV
A primeira tarde de debates da semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo em Lisboa começou com a divulgação do projeto do projeto “Arquivo Digital da Herança Judaica. Fontes e Genealogia” e sua integração com a Casa da Inquisição, a Sinagoga Medieval ou o Museu da Sinagoga e o futuro Centro de Interpretação Garcia d’Orta.
Portal em construção pela Visualforma
Trata-se de um portal em construção pela empresa Visualforma – autora do atual site institucional do Município (ver AQUI) - sobre a herança judaica de Castelo de Vide que, para além de informações diversas sobre aqueles três equipamentos municipais, incluirá uma biblioteca digital incluindo cerca de 15000 entradas genealógicas dos conteúdos das obras de investigação do Laboratório de Estudos Judaicos adquiridas entretanto pela Câmara Municipal de Castelo de Vide (ver notícia AQUI).
Neste momento essa biblioteca inclui entradas referentes a Castelo de Vide, Trancoso, Guarda, Arraiolos, Lamego e Elvas, e permitirá o acesso e a consulta dos processos da inquisição a partir de uma sala própria na Casa da Inquisição em Castelo de Vide.
Turismo judaico não é turismo religioso...
Os trabalhos incluíram também um debate sobre a estratégia conjunta a adotar pela Rede de Judiarias de Portugal e pelo Turismo de Portugal no que respeita à “captação, comunicação e internacionalização” de turismo judaico, tendo os agentes turísticos presentes defendido que este não deve ser tratado como “turismo religioso” que não é, e a urgente necessidade de capacitar guias turísticos com informação sólida e fidedigna sobre a herança judaica para evitar a muito prejudicial “pirataria informal” que impera atualmente.
Castelo de Vide medieval em 3D
Foi ainda apresentada uma primeira versão de um projeto de visualização 3D da vila de Castelo de Vide no século XVI resultado de uma investigação continuada de especialistas do IEM - Instituto de Estudos Medievais em Castelo de Vide nos últimos anos.
O evento terminou com uma degustação de sarapatel e outros produtos regionais, oferecida aos participantes e convidados num “ato simbólico de abertura” desta Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo. © NCV

Sem comentários: