6 de dezembro de 2024

“Vinhos de Altitude–Serra de São Mamede” com 100 vinhos em prova no fim-de-semana em Portalegre

Clicar na imagem para ampliar o programa.
Clicar na imagem para ampliar.
Portalegre recebe esta sexta-feira dia 6 de Dezembro a 3ª edição do “Vinhos de Altitude - Serra de São Mamede”, um evento que celebra o terroir e a tradição vitivinícola da região. A inauguração está agendada para as 18:15 horas e conta com a presença da presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Pombo Carvalho e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos.
O evento reúne cerca de 20 produtores e vai dar a provar mais de 100 “vinhos de altitude”, produzidos com as características únicas da Serra de São Mamede. Para além das provas, o programa inclui diversas atuações musicais e colóquios.
Festival transfronteiriço “Tascas e Bodegas”
Clicar na imagem para ampliar.
Em simultâneo, decorre o festival transfronteiriço “Tascas e Bodegas”, que complementa a programação e promove a circulação de visitantes entre as duas iniciativas.
Sexta-feira arranca às 18 horas e as portas são fechadas às 22 horas, já no sábado o “Vinhos de Altitude - Serra de São Mamede” tem início às 16 horas e término às 21 horas. O bilhete dá acesso gratuito aos museus municipais durante os dias 7 e 8 de Dezembro.
O “Vinhos de Altitude - Serra de São Mamede” conta com a parceria da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, reforçando o compromisso de promover o território, valorizando a cultura e o saber fazer tradicional da região.
Portalegre da DOC Alentejo: 645 hectares de vinha e 161 viticultores
O evento Vinhos de Altitude surgiu em 2021 com o objetivo de dar a conhecer o melhor que a sub- região de Portalegre tem para oferecer – desde vinho de qualidade, à gastronomia, ao turismo e à cultura.
A sub-região de Portalegre da DOC Alentejo, onde se enquadram os vinhos da Serra de São Mamede, compreende 645 hectares de vinha cuidados por 161 viticultores, representado cerca de 2,7% da área total da região do Alentejo.
É uma das mais pequenas sub-regiões da DOC Alentejo, caracterizada pela altitude, predominância de solos graníticos/quartzo e clima mais fresco, que conferem uma marca distintiva aos vinhos. © NCV
Clicar na imagem para ampliar o programa.

Sem comentários: