12 de janeiro de 2025

António Pita participou na FNSE nas comemorações do Dia Mundial e dos 200 anos do sistema Braille

Fotos © DR/NCV
Fotos © DR/NCV
O Centro Português de Tiflologia e a Fundação Nossa Senhora da Esperança assinalaram no início da passada semana (dias 6 e 7 de Janeiro) em Castelo de Vide os 200 anos do nascimento do sistema Braille.
A convite da Fundação Nossa Senhora da Esperança (FNSE), o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, acompanhou a sessão de abertura das Comemorações do Dia Mundial do Braille e dos 200 anos “desta genial invenção, que trouxe aos invisuais uma possibilidade de comunicação ímpar e fundamental a nível universal”.
Na ocasião o autarca saudou a organização, todos os palestrantes e presentes no evento “cujo ambicioso programa teve a duração de dois dias reunindo vários especialistas na temática da tiflologia” (ver notícias AQUI).
Em Castelo de Vide, no edifício do Asilo de Cegos...
Nas redes sociais, António Pita deixou os “parabéns ao Centro Português de Tiflologia, Equidade e Inclusão e à FNSE, na medida em que realizar esta iniciativa em Castelo de Vide, num edifício outrora conhecido pelo Asilo dos Cegos verdadeiramente pioneiro no panorama nacional nesta vertente social, é uma excelente forma de homenagear os fundadores, de honrar a história e de valorizar o legado patrimonial e imaterial desta instituição secular”.
“Reconhecimento pelo esforço suplementar” da Fundação
Por outro lado, o autarca deixou publicamente ao Presidente do Conselho de Administração, João Palmeiro, o seu “reconhecimento pelo esforço suplementar considerando que para além da missão primordial na área assistencial que absorve tantos recursos não são desconsiderados este tipo de projetos culturais, recreativos e do conhecimento”. © NCV

Sem comentários: