18 de janeiro de 2025

Assembleia Municipal Jovem com alunos do 8º ano na passada 4ª-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Fotos © DR/NCV
Teve lugar na passada quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a IV edição da Assembleia Municipal Jovem. No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (projeto Civitas) os alunos do 7º e 8º anos do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide foram desafiados a refletir sobre as problemáticas do Concelho.
E durante a sessão, apresentaram projetos simples e de fácil execução, que pretendem submeter futuramente ao Orçamento Participativo Jovem.
“É sempre inspirador ver os nossos jovens a partilhar ideias, debater soluções e contribuir para o futuro da nossa comunidade”, referiu o vereador João Diogo Carlos a propósito desta iniciativa.
O autarca deixou nas redes sociais algumas palavras de parabéns ao Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, aos professores e alunos pelo excelente trabalho, bem como à Assembleia Municipal pela iniciativa”, desejando que “esta se torne mais regular e que as propostas apresentadas tenham um impacto efetivo”.
Participaram também nesta iniciativa, entre outros, o presiente da Assenbleia Municipal, André Barrigas, os presidentes das Juntas de Freguesia de Santa Maria da Devesa e de Póvoa e Meadas, João Santos Carlos e António SImão, o vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Calixto e os vereadores Cecília Oliveira e João Diogo Carlos.
Mensagem de Ana Paula Travassos
Ana Paula Travassos.
A iniciativa também mereceu uma mensagem da Diretora do Agrupamentoi de Escolas de Castelo de Vide, Ana Paula Travassos, que expressou publicamente em nome da escola um “agradecimento ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Dr. André Barrigas, pela sua valiosa colaboração, apoio e disponibilidade incansáveis na concretização desta atividade marcante para a nossa escola”.
A dirigente mais expressou “o mais profundo reconhecimento e louvor” aos alunos e professores que se dedicaram à promoção desta edição da Assembleia Municipal Jovem, que considerou “um exemplo notável de cidadania ativa e de compromisso com o bem comum”.
“A iniciativa demonstra a capacidade de mobilizar e inspirar jovens para participar de forma consciente nos processos democráticos, promovendo o diálogo, a colaboração e o respeito pelas diversas opiniões”, adiantou a educadora na sua mensagem.
Professores Fátima Luís e Tiago Malato
“Aos professores Fátima Luís e Tiago Malato agradeço o papel essencial que desempenharam como guias e mentores neste projeto, fomentando a curiosidade, a responsabilidade e o espírito crítico nos alunos”.
“Aos alunos do 8º ano, parabéns pela coragem e empenho ao abraçar esta oportunidade de aprender sobre a democracia na prática, contribuindo com ideias inovadoras e soluções para os desafios enfrentados pela comunidade”.
“Esta iniciativa é um verdadeiro exemplo de como a educação e a cidadania caminham lado a lado, e inspira todos nós a acreditar num futuro construído com responsabilidade e participação ativa. Continuem com esse espírito de liderança e compromisso, pois ele é a base para um mundo melhor”, remata Ana Paula Travassos. © NCV

Sem comentários: