3 de janeiro de 2025

Exposição “O que esconde a pedra” continua até 31 de Janeiro no Jardim Sensorial do Museu Tiflologia

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

O CAC – Centro de Arte e Cultura da Fundação Nossa Senhora da Esperança anunciou que a exposição de esculturas em pedra intitulada “O que esconde a pedra” de Lucia Beijlsmit continua patente até ao dia 31de Janeiro próximo no “Jardim Sensorial” do Museu da Tiflologia em Castelo de Vide, convidando os visitantes “a tocar” nas diferentes obras.
A artista visual Lucia Beijlsmit
 Lucia Beijlsmit
A vida da artista visual Lucia Beijlsmit, (natural de Amesterdão, Holanda) passou pelo seu país natal os Países Baixos, El Salvador, Angola e Espanha, donde se foi formando como artista. Vive atualmente, desde 2004, em Salorino na vizinha comarca de Valência de Alcântara.
Esta vivência por terras tão distintas e a íntima aproximação a diferentes culturas deixaram marca na sua obra e na sua coleção de arte contemporânea. Artista autodidata, sente paixão pela pedra e pela sua capacidade como suporte da linguagem artística.
Em particular pela escultura direta, onde a sua procura do jogo de retas, curvas, buracos e aberturas, linhas que se torcem, o equilíbrio, todo obliquo, inclinado e torcido, enfatizando a assimetria, reflete a variedade de caminhos que a vida lhe proporcionou.
Lucia Beijlsmit mostra-se consciente de que não pode melhorar a natureza, mas no entanto aspira a acrescentar o seu próprio carácter enquanto mantém a pedra o mais próximo possível do seu estado original, respeitando as suas imperfeições e idiossincrasias. Procura enfatizar os contrastes entre cores, linhas e formas, nas superfícies naturais lavradas e polidas. © NCV 

Sem comentários: