14 de fevereiro de 2025

Biblioteca Municipal de Portalegre assinala na tarde deste sábado os 150 anos do nascimento da escritora Luísa Susana Grande de Freitas Lomelino ("Luzia")

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Biblioteca Municipal de Portalegre orgnaiza no próximo sábado dia 15 de Fevereiro pelas 16 horas uma sessão literária intitulada "Ler Luzia", um evento inserido nos 150 anos que se celebram nesse mesmo dia do nascimento da escritora portalegrense Luísa Susana Grande de Freitas Lomelino que utilizou aquele pseudónimo.
Luísa Susana de Freitas Lomelino Grande nasceu em Portalegre no dia 15 de Fevereiro de 1875 e faleceu no Funchal a 10 de Dezembro de 1945. Bastante conceituada na sua época, a escritora ficou também muito conhecida pelo pseudónimo de Luzia que adoptou.
Publicou um total de nove obras, sendo a primeira “Os que se divertem, A comédia da vida” a que mais edições conheceu, três edições, sendo uma delas ilustrada. O lançamento deste primeiro livro aconteceu em 1920 quando a escritora tinha já quarenta e cinco anos e não foi uma surpresa no mundo das letras portuguesas. Era conhecida e frequência assídua e muito admirada do salão de Maria Amália Vaz de Carvalho.
“Luzia” ficou conhecida como o "Eça de Queirós de Saias", e sempre muito referido o facto de no dia da sua morte, muitas das livrarias de Lisboa terem colocado nas suas montraslado a lado os seus livros e os de Eça de Queirós. © NCV
(ver mais elemenos sobre a escritora AQUI)

Sem comentários: