17 de fevereiro de 2025

Empresa do Porto vai ser contratada para produzir vídeos para promoção turística de Castelo de Vide
- investimento de 8800 euros (isento de IVA)

Clicar na imagem para ampliar.
Por despacho datado de 10 de Fevereiro passado (ver AQUI documento completo), António Pita determinou a abertura de um procedimento por ajuste direto, bem como autorizar a respetiva despesa cabimentada na rubrica orçamental “Publicidade”, tendente à contratação de uma prestação de serviços em regime de tarefa para “Produção e Realização de Vídeos para Promoção Turística de Castelo de Vide”.
O Presidente da Câmara Municipal indicou ainda a empresa Zoomvideo – Produtora de Conteúdos e Publicidade Lda, com sede no Porto, como a única a convidar para o efeito e aprovou como valor base do procedimento 8 880 euros (isento de IVA), dispensou a nomeação do júri e designou para gestora do contrato a técnica superior Patrícia Alexandra Carvalho Ferreira Martins.
Não foram divulgadas nenhumas métricas (tipo e quantidade de vídeos e espaço temporal do contrato) relativas a esta prestação de serviços em regime de tarefa; apenas se refere no despacho que serão vídeos temáticos ou “mais globais”.
Vídeos temáticos ou globais para chegar a novos públicos
De acordo com as justificativas mencionadas no despacho de António Pita, “a produção de vídeos é uma forma de promoção turística; sejam temáticos, como por exemplo sobre a nossa herança judaica; ou mais globais, que foquem os diversos aspetos da nossa oferta turística (património histórico e natural, museus, gastronomia, etc), com narrativas breves e captando a nossa beleza extraordinária, são formas eficientes e eficazes de chegar a novos públicos - entendam-se visitantes e turistas”.
Turismo local “revela tendências crescentes”
“O turismo em Castelo de Vide continua a revelar tendências crescentes, e os números registados nos equipamentos turísticos e museológicos municipais validam esta afirmação: em qualquer um dos pontos de registo de visitantes, os números são superiores aos registados no ano anterior (só a título de exemplo: mais de 25.000 visitantes registados na Sinagoga Medieval, em 2024)”, adianta o Presidente da Câmara.
“Castelo de Vide como um destino turístico de excelência e sustentável”
“É neste contexto que assume especial relevância o investimento na promoção turística: por um lado, para captar novos e mais visitantes; por outro, para consolidar o turismo como uma base essencial da economia local e desenvolvimento social. A promoção, assente no património cultural material e imaterial que nos distingue e diferencia, a par de uma metodologia baseada na sustentabilidade, potenciam a afirmação de Castelo de Vide como um destino turístico de excelência e sustentável, o que só pode trazer benefícios para o território”. © NCV

Sem comentários: